Buscando alternativas de crédito no mercado? Antes disso, é necessário saber quais são os principais tipos de crédito para entender a opção mais viável para seus objetivos ou necessidades. Dessa forma, você pode conseguir ofertas mais vantajosas para o seu perfil financeiro.
Por isso, selecionamos nesse artigo tudo sobre esse assunto. Confira a seguir!
Entenda o que é crédito
É um conceito financeiro que se refere à confiança ou permissão concedida a um indivíduo, empresa ou instituição para obter bens, serviços ou dinheiro com a promessa de pagar por eles em um período futuro. Dessa forma, é possível adquirir algo imediatamente, mesmo que não tenham os recursos financeiros necessários no momento.
Existem diferentes formas de crédito disponíveis, incluindo empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outras.
Mas, como funciona? Ao solicitar crédito em uma instituição financeira, é realizada uma análise de crédito, na qual o credor analisa a capacidade de pagamento, histórico de crédito e outros fatores para determinar se é prudente conceder o crédito, e se sim, quais serão as condições do contrato.
Uma vez concedido o crédito, o indivíduo assume a responsabilidade de reembolsar o montante emprestado, com condições especificadas em contrato, como a inclusão de juros. O pagamento pode ser feito em parcelas regulares ao longo de um período estabelecido ou em uma parcela única no vencimento da fatura.
Sendo assim, o crédito desempenha um papel importante na economia, já que possibilita tanto pessoas quanto empresas a realizarem investimentos, adquirirem bens duráveis, financiarem projetos e a atenderem às necessidades imediatas, mesmo sem ter o dinheiro em mãos.
No entanto, é fundamental ter responsabilidade ao solicitar qualquer tipo de crédito para que possa contribuir positivamente na vida financeira do indivíduo, e não causar problemas maiores.
Quais são os principais tipos de crédito?
Existem vários tipos de crédito disponíveis no mercado, cada um com características e finalidades específicas. A seguir, veja os principais:
1. Empréstimo pessoal
Precisando de dinheiro rápido? Essa modalidade de crédito, destinada a indivíduos para uso pessoal, não há necessidade de ter uma finalidade específica e nem comprovar o uso do dinheiro, sendo uma forma de obter uma quantia de dinheiro emprestado rapidamente e sem muita burocracia.
Muitas vezes, é uma opção de crédito pré-aprovada disponibilizada em contas-correntes de determinados bancos.
É uma das opções mais utilizadas no país, que envolve uma análise de crédito, e que o contrato terá o acréscimo de taxas de juros, entre outros adicionais. O pagamento pode ser parcelado ao longo de um período definido em contrato, que pode variar em meses ou alguns anos.
O valor do crédito pode variar conforme o perfil financeiro da pessoa e as políticas internas da instituição financeira. Confira ofertas de empréstimo pessoal online com condições especiais que cabem no seu bolso, e usufrua dessas vantagens!
2. Empréstimo consignado
Outro tipo de crédito muito utilizado no país que pode ter vantagens exclusivas. A grande diferença desta modalidade é que as parcelas de pagamento são descontadas diretamente do salário, aposentadoria ou pensão do mutuário.
É uma opção de empréstimo com taxas de juros geralmente mais baixas em comparação a outras modalidades de crédito, já que as chances de inadimplência são menores.
Em geral, o processo de obtenção do empréstimo consignado é mais simples e rápido, pois a análise de crédito é simplificada devido à garantia de pagamento. Porém, o valor do empréstimo pode depender da renda ou benefício recebido pelo mutuário.
3. Empréstimo com garantia
Essa opção é um pouco diferente das demais, veja! Nessa modalidade, é necessário oferecer um bem como garantia ao credor para conseguir o crédito. Esse bem pode ser um imóvel (como uma casa ou um terreno) ou um veículo (como um carro ou uma motocicleta), dependendo das políticas da instituição financeira.
Dessa forma, o credor terá uma proteção contra inadimplência, caso o mutuário não consiga pagar o empréstimo de acordo com os termos acordados, já que o credor pode exercer o direito sobre o bem dado como garantia, vendendo-o para recuperar o valor emprestado.
Por isso, essa modalidade de empréstimo oferece taxas de juros mais baixas, podendo também conseguir um montante emprestado mais elevado, e/ou prazos mais longos para pagamento, entre outros.
4. Financiamento
O financiamento é um tipo de crédito no qual uma instituição financeira fornece recursos para a aquisição de algo de valor elevado, como um bem ou serviço, como um imóvel, um veículo, um equipamento, entre outros. Então, se você tem o sonho da casa ou carro novo, essa modalidade é a ideal!
É um crédito que possui uma maior burocracia e precisa comprovar a finalidade, principalmente pelo valor emprestado. Os juros e condições podem variar conforme o credor e perfil financeiro do consumidor.
Dentre os tipos de financiamento, os mais comuns são o financiamento imobiliário e de veículos. Para a compra de imóveis, como casas, apartamentos ou terrenos, geralmente, fornecem prazos longos para pagamento, como 15, 20, 35 anos ou mais. O imóvel adquirido é utilizado como garantia, e o próprio imóvel é transferido para o nome do comprador após a quitação do financiamento.
Já o de veículos, pode ser utilizado para a compra de carros, motos ou caminhões. O tempo para pagamento é menor, conforme o valor emprestado.
5. Cartão de crédito
O queridinho dos brasileiros, este é um instrumento financeiro que permite que os titulares realizem compras ou saques de dinheiro até um determinado limite de crédito estabelecido pelo emissor do cartão. Ao utilizá-lo, o titular está pedindo empréstimo de dinheiro do emissor do cartão para verificar uma compra ou transação.
O cartão de crédito possui um limite de crédito definido pelo emissor, que representa o valor máximo que o titular pode gastar utilizando o cartão. Esse limite é determinado com base na análise de crédito do titular, sua renda, histórico de crédito e outros fatores.
O pagamento ocorre mensalmente através da fatura do cartão, a qual inclui todas as transações realizadas no período. A fatura lista os valores gastos, as datas das transações e outras informações relevantes.
O titular é obrigado a pagar, pelo menos, o valor mínimo indicado na fatura na data de vencimento, mas atenção, ao pagar o mínimo, confira as taxas que serão adicionadas nas próximas faturas.
Podem haver diferentes taxas e encargos constatados em contrato. Isso pode incluir taxas anuais, taxas de juros sobre saldos não pagos integralmente, taxas de saque em dinheiro, taxas de atraso de pagamento, entre outras.
6. Consórcio
Já ouviu falar em consórcio? É uma modalidade de compra cooperativa na qual um grupo de pessoas se une para adquirir um bem ou serviço em comum. É gerenciado por uma administradora, que organiza e administra o grupo de consorciados.
Nesta modalidade, um grupo de pessoas interessadas em adquirir um bem ou serviço específico, como imóvel, veículo, eletrodomésticos ou serviços, se reúne para formar um consórcio. Cada membro do grupo contribui com pagamentos mensais, formando um fundo comum.
Geralmente, todos os meses, há sorteios entre os consorciados para determinar quem receberá a carta de crédito, que é o valor necessário para a aquisição do bem ou serviço desejado. Além disso, os consorciados também podem optar por dar lances, oferecendo um valor maior para aumentar suas chances de serem contemplados.
Os consorciados devem cumprir com os pagamentos mensais até o final do prazo, mesmo que não sejam contemplados. A contemplação ocorre quando um consorciado é selecionado em um sorteio ou quando seu lance é o vencedor, recebendo uma carta de crédito para ser utilizada conforme o objetivo do consórcio. Sim, quem tem sorte usufrui mais rápido das vantagens!
Lembrando que a contemplação em um consórcio pode ocorrer a qualquer momento dentro do prazo de duração do grupo. As taxas de juros podem ser menores do que outras modalidades de crédito.
Como descobrir o melhor tipo de crédito para suas necessidades?
Para descobrir, é necessário avaliar alguns pontos importantes, como:
- Sua situação financeira: Realize uma análise da sua situação financeira atual, incluindo sua renda, despesas, capacidade de pagamento e histórico de crédito. Isso é fundamental para determinar o valor das parcelas que você pode assumir sem comprometer o orçamento mensal.
- Qual a necessidade de crédito: Determine exatamente para que você precisa do crédito. É para adquirir um imóvel, um veículo, financiar um projeto específico ou lidar com despesas imprevistas? Isso vai ajudar a te direcionar à modalidade de crédito mais adequada.
- Compare as taxas de juros, CET e as condições: Fundamental para avaliar qual oferta de crédito é mais vantajosa para suas necessidades.
Lembre-se de que é fundamental tomar decisões financeiras responsáveis e escolher um tipo de crédito que seja viável com suas necessidades, capacidade financeira e objetivos de longo prazo. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!