A 6ª Jornada Literária do Distrito Federal chega a Sobradinho este ano em versão diferente das edições anteriores, mas sem deixar de marcar o calendário escolar. Planejada para ser inteiramente realizada on-line, a jornada está com inscrições abertas para as escolas da rede pública de Sobradinho até 24 de julho, pelo telefone (61) 98192 0333.
Destinada a alunos de ensino médio e fundamental, a sexta edição da jornada vai contar com a distribuição de 1.500 livros de autores do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, títulos que serão trabalhados com os professores durante as aulas em formato on-line.
Para montar a Jornada em formato virtual, a jornalista Marilda Bezerra e o escritor e poeta João Bosco Bezerra Bonfim se basearam em experiência desenvolvida em outro projeto, realizado no Paranoá e que atende a 10 crianças. “A gente fez um teste, antes de se propor fazer a jornada, para ter certeza de que ia funcionar on-line. O projeto do Paranoá é um piloto e tem funcionado, por isso a gente se encorajou a fazer um pedido para o FAC para readequar”, conta Marilda.
A primeira etapa da jornada consiste em oficinas de capacitação dos mediadores. No caso, os professores terão reuniões on-line com os realizadores da jornada. Em seguida, as escolas inscritas escolhem um ou mais livros, que serão entregues aos pais dos alunos para que possam ser lidos em casa.
Fonte: www.correiobraziliense.com.br