Navegar na web é maravilhoso! Porém, é muito importante que a segurança na internet seja mantida para que todas as atividades feitas por você enquanto a utiliza estejam seguras, promovendo os cuidados necessários para que essa navegação aconteça.
Por ficarmos grande parte do tempo online, a proteção na internet se torna fundamental! Ela, nada mais é, do que um conjunto de elementos ativos que contribuem para que seus acessos estejam seguros da rede acessada, passando pelos seus dados e computador. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Qual a importância de ter uma internet segura?
A segurança na internet garante que todas as ações que são feitas de forma online estejam protegidas. Isso garante que o computador, os dados e transações realizadas online não estejam disponíveis para criminosos.
Com as novidades de tecnologia surgindo constantemente, torna-se mais fácil realizar o monitoramento do ambiente virtual.
Estas inovações auxiliam na proteção do acesso, a fim de evitar a disseminação de informações inverídicas, as temidas fake news.
Além disso, elas ajudam a prevenir o vazamento de informações sigilosas, como contas de banco, e dados tanto de pessoas físicas quanto de empresas e órgãos governamentais.
Quais são os principais perigos da internet?
A internet, apesar de oferecer diversos benefícios e facilidades para seus usuários, também pode ser um ambiente perigoso a depender da rede acessada e do nível de proteção da máquina utilizada. Confira os riscos mais comuns:
- Roubo de dados: Usuários podem ter seus dados pessoais, bancários e senhas furtados ao acessar redes ou computadores infectados com algum tipo de software programado para coletar essas informações e utilizá-las de forma indevida;
- Roubo de identidade: Criminosos podem criar contas em redes sociais se passando por uma pessoa para aplicar golpes ou hackear outras contas;
- Exposição da intimidade: Fotos, vídeos e gravações de cunho íntimo podem ser acessados e expostos na internet, ferindo a honra da pessoa exposta;
- Perda de arquivos: Documentos importantes, assim como arquivos de trabalho ou estudo podem ser corrompidos uma vez acessados em computadores infectados;
- Golpes financeiros: Criminosos entram em contato se passando por bancos ou outras instituições a fim de coletar informações, ou até mesmo conseguir dinheiro dos usuários;
Para evitar que esses inconvenientes venham a acontecer, é essencial manter a segurança na internet sempre atualizada a fim de proteger todos os elementos utilizados para acessar a web, preparados para possíveis infecções.
Quais são os ataques virtuais mais utilizados por cibercriminosos?
Assim como a cada dia a internet consegue evoluir cada vez mais, oferecendo vantagens a seus usuários, os cibercriminosos trabalham na mesma velocidade. Eles estão sempre elaborando softwares e comandos que são infectados com a intenção de promover ataques virtuais. Entre os formatos mais comuns, estão:
Phishing
É uma das formas de ameaça na internet mais antigas, e trata-se de enviar para usuários, e-mails a fim de se passar por bancos ou pessoas conhecidas com algum tipo de link ou documento infectado para coletar dados ou infectar os computadores.
Ransomware
É um tipo de vírus que impede os usuários de acessar arquivos ou usar o computador, caso um valor de resgate não seja pago. O programa é distribuído disfarçado de software legítimo, e uma vez instalado no computador, “sequestra” o sistema e arquivos até que o pagamento seja realizado.
Vale lembrar que nem sempre, após esse valor ser pago, geralmente em criptomoedas, o acesso é liberado.
Spyware
É um tipo de vírus espião que pega informações dos usuários. Ele atua de maneira discreta ao se instalar no sistema operacional de suas vítimas, tendo acesso a dados, históricos de navegação e, em muitos casos, consegue acessar as câmeras dos telefones e notebooks.
Adware
Trata-se de um programa de computador responsável por disparar uma série de anúncios na tela do usuário sem sua permissão. Na maioria das vezes, esses programas coletam informações e analisam o comportamento das pessoas para oferecer propagandas correspondentes ao seu tipo de busca.
Ter conhecimento sobre os tipos de ataques cibernéticos e vírus maliciosos auxilia na melhor compreensão da segurança da internet. Por isso, alguns cuidados podem ajudar nessa dose extra de proteção, tanto dos dados como do próprio computador que está sendo utilizado para acesso.
Como efetuar uma boa segurança na internet?
Manter o acesso à internet seguro é fundamental, especialmente se ações como transações bancárias, armazenamento de documentos e preenchimento de dados são realizados. Algumas dicas podem potencializar a prevenção, tornando a navegação protegida, veja o que fazer:
Não revele suas senhas
Esta dica pode parecer banal, mas é essencial para quem deseja garantir uma maior segurança na web. Senhas são pessoais e intransferíveis, por isso não as compartilhe com outras pessoas, em especial estranhos.
Para não esquecer, anote as senhas em uma agenda ou bloco e as deixe em casa, para uma maior segurança.
Aposte em um bom antivírus para seus dispositivos
O uso de um bom antivírus é essencial para manter os acessos mais protegidos. Isso porque ele monitora e realiza varreduras diariamente em todo o dispositivo a fim de encontrar softwares maliciosos, além de realizar o bloqueio de conteúdos suspeitos na internet uma vez que são acessados.
Por isso, aposte em um antivírus poderoso na proteção da privacidade e de pagamentos on-line, promovendo a segurança do uso da internet na sua casa. Essa solução te protege de diversos ataques, sem causar lentidão na sua máquina.
Não utilize dispositivos de terceiros para acessar apps de bancos
Ainda que o dispositivo pertença a uma pessoa de confiança, não o utilize, afinal não se sabe quais os cuidados que aquela pessoa tem em relação à segurança na internet.
Uma vez com o dispositivo infectado, seus dados, senhas e outras informações podem ficar expostos e sujeitas a golpes.
Faça uso de firewall
O firewall funciona como uma barreira de proteção entre o computador e a internet, dessa forma ele consegue bloquear softwares suspeitos e tráfegos indesejados, aumentando a segurança na internet.
Os sistemas operacionais geralmente possuem versões dessa barreira já pré-instaladas, sendo necessário verificar com frequência se seus componentes estão ativos e funcionando corretamente para realizar as atualizações automaticamente a fim de manter o computador sempre protegido.
Fuja de softwares piratas
Use programas originais e fuja das versões piratas. Elas podem conter brechas de segurança que auxiliam na invasão de criminosos de maneira remota ao seu sistema.
Baixe somente programas e aplicativos confiáveis
Ao fazer downloads em telefones ou notebooks, verifique se eles são desenvolvidos por empresas conhecidas no mercado, além de avaliar as notas e comentários do software nas lojas a fim de assegurar que se trata de algo confiável e que não trará riscos para seu dispositivo.
Procure dar preferência aos softwares bem comentados e com notas elevadas nas lojas de aplicativos, pois as chances de se tratar de um sistema de confiança são maiores, o que promove uma segurança na internet na hora de utilizá-lo.
Cuidado com links estranhos
É muito comum receber, via e-mail, mensagens estranhas e com links desconhecidos, convidando para alguma ação. Eles geralmente possuem muitos números e letras, e, uma vez clicados, podem encaminhar o usuário para uma página desconhecida para coletar dados e informações do dispositivo.
Atenção ao comprar online
A segurança na internet também pode ser intensificada no momento em que for realizar uma compra em algum site. Observe sempre se o endereço possui o símbolo de um cadeado fechado, pois isso indica que o site é de confiança e que a conexão será feita naquele espaço de maneira segura.
Sites idôneos geralmente apresentam ao final “.com.br” ou “.com”, estes são os mais comuns. Finais com “.xyz” ou com erros de escrita podem ser falsos. Basta não clicar em nada e sair rapidamente da página.
Para acessar a web corretamente e se assegurar de que a segurança na internet esteja ao seu lado, essas dicas e bons hábitos de uso podem ser essenciais para navegar de maneira protegida. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!