Os benefícios da coenzima Q10 são os principais responsáveis por sua popularidade. Afinal, esta molécula está associada ao correto funcionamento de diversas funções do organismo, assim como também na saúde de diferentes órgãos. Hoje, este é um dos suplementos mais indicados por especialistas e um dos mais procurados no mercado.
Também conhecida como ubiquinona, a coenzima Q10 é capaz de fornecer proteção para as células, está relacionada à produção de energia, tem efeito antioxidante e, ainda, participa de processos bioquímicos importantes do organismo.
Este é, sem dúvidas, um dos nutrientes mais importantes do corpo e mais interessantes de se colocar na alimentação diária. Confira mais a seguir!
Entenda o que é a coenzima Q10
Coenzima Q10 é uma enzima conhecida como ubiquinona que pode ser sintetizada por nosso corpo. Sua presença é ampla no organismo, pois está presente em todas as células e realiza processos importantes, em especial na sua proteção e na geração de energia ATP, a principal energia para células.
Mesmo produzida pelo corpo, é possível encontrar a coenzima em alimentos de origem vegetal e animal, como também é muito recomendado sua suplementação.
Uma das suas principais características é que se trata de uma substância lipossolúvel, ou seja, é solúvel em gordura e, portanto, tem efeitos prolongados em todo o corpo quando suplementada ou consumida.
Quais são os benefícios da coenzima Q10 para a saúde?
Descoberta em 1957 nos Estados Unidos, a coenzima Q10 é um dos nutrientes mais “novos” que a humanidade descobriu. No entanto, todos esses benefícios garantiram que logo se popularizou e se tornou este fenômeno que é.
Não à toa, entre os benefícios da coenzima Q10 está sua atuação na saúde cardiovascular, aumento da disposição diária, sua atuação na cognição e, até mesmo, na proteção celular. São diversos ganhos ao manter seus níveis adequados no organismo. Veja:
Atua na saúde do coração
Um dos grandes campos em que a coenzima Q10 atua é na saúde cardiovascular, tais ganhos se associam principalmente à sua proteção contra o estresse oxidativo. Ao proteger as células do coração contra a oxidação, a coenzima Q10 permite que o importante órgão funcione de maneira adequada.
Além disso, a enzima está associada ao transporte de energia e oxigenação das células do coração, o que mantém seu funcionamento em bom estado. Estudos revelam que a coenzima Q10 é uma aliada na luta contra a insuficiência cardíaca e a hipertensão arterial sistêmica.
Aumenta a disposição
Um dos grandes benefícios da coenzima Q10 é sua produção de energia nas células ATP. Produzida pelas células, a energia ATP é fundamental para o fornecimento de energia celular para todo o organismo, para nossas funções e processos vitais. A ubiquinona estimula a produção desta energia e também atua em seu transporte no corpo.
Isto faz da coenzima possa ser uma ótima indicada contra episódios de fadiga e cansaço constantes, como também fundamental para pessoas que praticam exercícios intensos. Todo processo celular, por mais mínimo que seja, utiliza energia ATP.
Possui ação antioxidante
A coenzima Q10 tem um dos efeitos antioxidantes mais fortes conhecidos entre os nutrientes. Chamamos de oxidação das células o efeito de envelhecimento precoce causado pelos radicais livres que estão associados a maus hábitos de saúde como fumo, exposição indevida ao sol e má alimentação.
Os radicais livres podem provocar diversos danos celulares, seu envelhecimento torna a pele flácida, sem elasticidade e com má aparência. Mas além dos males estéticos, a oxidação também está associada a doenças degenerativas como Alzheimer e perda de função dos órgãos, por isso que o benefício antioxidante é tão importante para a nossa saúde.
Beneficia a pele
Como comentamos, a coenzima Q10 tem uma forte atuação contra a oxidação das células, o que atua diretamente na pele e evita o seu envelhecimento precoce. Não só as rugas, como também sua falta de elasticidade que pode causar ferimentos com mais facilidade e também dificuldade na sua cicatrização.
No entanto, outro benefício que muitas vezes é esquecido e está associado à enzima é sua estimulação na produção de colágeno. O colágeno é uma proteína importante para as células, garantindo a sua integridade e elasticidade, em especial na pele.
Portanto, um dos benefícios do consumo da coenzima Q10 que podemos usufruir é que a pele esteja sempre em bom estado, elástica e com menor incidência de rugas. Convém lembrar que a oxigenação celular promovida pela molécula também pode evitar o aparecimento de linhas de expressão.
Melhora as funções cognitivas
Talvez o mais importante dos benefícios da coenzima Q10 seja a melhora e proteção das funções cognitivas. Devido à sua proteção celular, especialmente na sua condição de antioxidante, a coenzima Q10 está associada à prevenção de várias doenças neurodegenerativas como:
- Doença de Parkinson;
- Alzheimer;
- Doença de Huntington;
- Esclerose amiotrófica lateral.
Além disso, a coenzima Q10 pode melhorar o desempenho do sistema nervoso central e, devido a sua produção de energia, aumenta o fluxo sanguíneo e de oxigênio, que pode melhorar as funções cognitivas. Seu cérebro pode ser muito mais saudável e trabalhar melhor com o consumo de coenzima Q10.
Quais são as fontes de coenzima Q10?
Por falar em consumo de coenzima Q10, é possível encontrar o nutriente em fontes alimentares, animais e vegetais. E mesmo sendo sintetizada em nosso corpo, é fundamental consumir alimentos que contém a ubiquinona para garantir que seus níveis estejam sempre próximos do ideal em nosso organismo.
Existem diversos alimentos que devem ser integrados à sua dieta e alimentação que contém a enzima. Se você ficou entusiasmado com todos os benefícios da coenzima Q10, veja a lista de alimentos ricos no nutriente para integrar em sua alimentação:
- Leite e laticínios;
- Brócolis;
- Peixes — especialmente salmão, sardinha e atum;
- Morango;
- Abacate;
- Soja;
- Pistache;
- Espinafre;
- Laranja
- Castanhas;
- Nozes;
- Ovos;
- Carne suína, bovina e frangos.
Esses são os principais alimentos, todos muito saudáveis, que você pode integrar em suas refeições e assim garantir que seu consumo diário da CoQ10 será satisfatório.
No entanto, atualmente, pecar na dieta é normal devido à rotina apertada e atividades diárias. Por sorte, neste caso você pode contar com a opção de suplementação. Consulte um médico ou nutricionista para uma avaliação individual e acompanhamento do seu caso.
No mercado, existem diversos suplementos, sendo essencial optar por uma coenzima Q10 em cápsulas de alta qualidade e concentração, além de oferecer uma melhor absorção. Por isso, tenha muita atenção ao escolher pelo produto.
Vale a pena suplementar a coenzima Q10?
Sem dúvidas vale a pena a sua suplementação, graças a todos os benefícios associados às suas funções em nosso organismo. São diversos ganhos que a coenzima pode trazer para o corpo e saúde que devem ser aproveitados. Lembrando que sua ação pode variar de um organismo para outro.
Ao iniciar a suplementação de ubiquinona e verificarem qualquer efeito adverso deve-se suspender seu uso e consultar com um médico.
De todo modo, fica o alerta para pequenas considerações por conta de contraindicações relacionadas ao nutriente. Mesmo muito raras, algumas pessoas apresentam certa sensibilidade ou alergia à coenzima Q10.
Além disso, é contraindicada para gestantes e lactantes. Também para pessoas com doenças hepáticas graves ou tomando medicamentos anticoagulantes devem consultar um médico antes de iniciar a suplementação.
E aí, aprendeu tudo sobre os benefícios da CoQ10? Então, aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!