“Alienígenas construíram as pirâmides, obviamente.” Com essa frase, publicada no Twitter, o empresário Elon Musk, CEO da Space X e da Tesla, que tem planos de colonizar Marte, reacendeu um antigo mito e provocou reações enfáticas do governo egípcio.
Aliens built the pyramids obv
— Elon Musk (@elonmusk) July 31, 2020
Após o tuíte, na sexta-feira, Musk recebeu mais 87 mil retuítes e comentários, muitos deles de internautas rebatendo a afirmação. Diante da repercussão, o próprio Musk resolveu esclarecer sua posição, com uma série de outros três tuítes.

Os tuítes seguintes de Elon Musk não foram suficientes para o governo egípcio e especialistas na história do país, que decidiram responder à afirmação de que alienígenas construíram as pirâmides.
Uma das primeiras a se manifestar foi a ministra de Cooperação Internacional de Egito, Rania Al Mashat. “Eu acompanho seu trabalho com muita admiração. Eu o convido e à Sapce X para explorar os textos sobre como as pirâmides foram construídas e também para conferir as tumbas dos que construíram as pirâmides”, escreveu no Twitter.
Antiga “teoria”
A ideia de que alienígenas construíram as pirâmides egípcias ganhou força nos anos 1960, especialmente a partir da publicação do livro Eram os deuses astronautas?, um campeão de vendas durante décadas. Escrita pelo suíço Erich von Däniken, a obra partia da ideia, considerada preconceituosa por historiadores, que nenhuma civilização antiga teria conhecimento técnico suficiente para erguer estruturas tão majestosas.
Fonte: www.correiobraziliense.com.br