Em meio ao grande cenário de desastre e destruição deixado após as duas explosões no porto de Beirute, capital do Líbano, a população tem se mobilizado e, com a ajuda das redes sociais, criado uma rede de solidariedade.
A rede de solidariedade é feita para auxiliar tanto pessoas que estão feridas nos hospitais e estão procurando ajuda de seus familiares, quanto por familiares que procuram parentes desaparecidos.
As informações estão em árabe e em inglês para tentar alcançar o maior número de pessoas possível. Por meio da conta do instagram, vítimas já foram localizadas, vivas e mortas.
Casa para os desabrigados
No perfil do Instagram, pessoas estão oferecendo abrigo para os que perderam suas casas na explosão. De quartos em casas de famílias a apartamentos inteiros, vazios e mobiliados, hotéis que estão oferecendo estadia gratuitamente, a rede de solidariedade formada em Beirute e nas cidades vizinhas tentam ajudar ao máximo as vítimas.
Profissionais de saúde, comerciantes e marcas também estão oferecendo serviços gratuitos de atendimento psicológico, fisioterapia e até concertos para reparar portas, pintar paredes ou substituir janelas. O link de contatos para oferecer ajuda estão nas contas do Instagram.
Até o momento, as explosões na devastada capital libanesa deixou pelo menos 137 mortos e 5 mil feridos.
*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader
Fonte: www.correiobraziliense.com.br