O afastamento da oncologista e imunologista Nise Yamaguchi, que defende abertamente o uso de cloroquina contra a covid-19, foi comentado pelo presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (Hospital Israelita Albert Einstein), Sidney Klajner.
“Isso era algo em âmbito interno, não era para estar divulgado, mas a própria médica procurou a imprensa para divulgar da forma como ela entendeu que era. Eu parei de comentar [o caso]. Isso está em trâmite no comitê de ética institucional do nosso hospital para ter um desfecho, uma retratação pessoal, de próprio punho e não por advogados”, encerrou o presidente do Einstein.
Procedimento para uso da cloroquina
Em outro ponto da conversa, Klajner lembrou que, embora não recomende o uso da cloroquina nos pacientes com covid-19, o Hospital Albert Einstein não proíbe que o tratamento seja escolhido pelos médicos que trabalham na instituição junto aos pacientes. “A autonomia do médico é sempre respeitada, deve ser respeitada em qualquer ambiente, ainda mais no Eistein”, ressaltou.
“Caso houvesse o alinhamento das intenções do médico e de seu paciente, a farmácia dispensa essa medicação, mediante o termo de consentimento assinado, no qual o médico esclarece ao paciente que não existe evidência científica de seu benefício, mas existem, sim, efeitos colaterais já conhecidos”, pontuou.
Assista à íntegra da entrevista:
Ouça a entrevista em formato podcast:
Fonte: www.correiobraziliense.com.br