Tão importante quanto vender o seu produto ou serviço é conseguir “agregar valor” à sua marca. Essa expressão é bastante conhecida, mas nem todos os gestores sabem como implementar isso com sucesso em seu empreendimento.
Gerar conteúdo educativo, oferecer um desconto exclusivo e ter cuidado no atendimento são apenas alguns dos caminhos para esse fim. Neste texto, conheça mais sobre algumas estratégias que seu negócio pode adotar para impulsionar as vendas e fidelizar os clientes.
Procure conhecer bem os seus clientes
É impossível agregar valor à marca se você não conhecer o seu público. Afinal, você só terá ideia do que fazer quando souber quais são as expectativas, experiências vividas e características do seu público.
A boa notícia é que existem plataformas que ajudam o gestor a identificar o seu público por meio de dados coletados das compras. Isso permite que ele conheça a faixa etária, o gênero, o local de compra de um produto, quais são os produtos que o cliente costuma comprar, o ticket médio gasto e a frequência dessas compras.
A partir dessa coleta, fica mais fácil saber quais são as dores e os desejos dos consumidores. Com isso, é possível elaborar estratégias voltadas para construir o valor da marca com base nas expectativas e nos gostos do seu público.
Produza conteúdos educativos nas redes sociais
A presença digital é imprescindível no mercado atual, mas o valor da marca está em gerar algo que o consumidor perceba como útil. Uma propaganda criativa pode até ficar na cabeça do cliente, mas admita: ninguém entra em uma rede social procurando ver propagandas, não é?
Uma maneira de se destacar é apresentar conteúdos que tenham valor e sejam educativos. Claro, esse conteúdo deve ter alguma ligação com o que sua empresa oferece, mas existem inúmeras possibilidades do que fazer para que o cliente perceba que aquilo pode ser útil — mesmo que ele não precise comprar o seu produto.
Ofereça serviços extras
Todo consumidor gosta de ser surpreendido e receber algo a mais pelo produto ou serviço que está adquirindo. Imagine o seguinte: você acabou de comprar móveis novos e a loja se disponibilizou a fazer a entrega e montagem deles. Isso gera um alívio e uma enorme satisfação, não é?
O mesmo pode acontecer com o seu negócio. Pense em serviços extras que ajudem a causar esse tipo de satisfação no cliente. Pode ser um sistema de delivery de produtos por custo pequeno (ou até de graça), reaproveitar produtos e transformá-los em outros ou fazer embalagens gratuitas para ocasiões e datas especiais.
Adote programas de vantagens
Uma das melhores táticas de agregar mais valor para a sua marca é criar programas voltados para a fidelização do cliente. Nenhum negócio quer que o cliente consuma seu produto ou serviço apenas uma vez. Claro, oferecer um produto ou serviço de qualidade, com preços vantajosos e bom atendimento, é imprescindível para a fidelização, mas é possível ir além.
Considere adotar um programa de vantagens que incentive o cliente a retornar. Por exemplo, um programa de pontos e de cashback apresenta benefícios para compras futuras, possibilitando economia para o cliente. Ele recebe um determinado número de pontos (que varia de acordo com o valor da compra), e esses pontos podem ser trocados por descontos ou até mesmo produtos no futuro.
Um clube de descontos ou cashback são formas de apresentar essa economia na hora, de modo que ele sabe que pode contar com preços mais vantajosos ao comprar do seu negócio. Tudo isso ajuda bastante na aproximação entre marca e clientes.
Valorize um bom relacionamento no pós-venda
Quando uma venda estiver concluída ou quando um serviço for finalizado, não pense que sua empresa já cumpriu o objetivo. Afinal, o desejo é sempre que o cliente procure novamente o seu negócio quando ele precisar, não é? Mais do que isso: que ele também indique sua empresa para outras pessoas, atraindo novos clientes.
Para reforçar esse laço, invista em estabelecer um bom relacionamento no pós-venda. O segredo é criar uma comunicação personalizada, conversando com o cliente por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens. Nessa abordagem, pergunte como foi a satisfação dele com o produto ou serviço adquirido, ofereça um campo para que ele possa dar um feedback ou sugestões e envie conteúdos interessantes e relacionados para ele.
Também é fundamental procurar se manter ativo nas redes sociais, de modo que o seu negócio fique vivo na memória do cliente. Tenha canais de comunicação abertos para que o cliente possa entrar em contato com facilidade, caso precise tirar dúvidas.