O que faz um copywriter? Quais são os segredos por trás dessa profissão? O que um profissional desse segmento precisa desenvolver? Será mesmo que qualquer indivíduo pode atuar nessa área?
Antes de mais nada, devemos ter em mente que uma definição simples de copywriter é a de um profissional especializado em conteúdo. Mas não é só isso. Ele precisa ser especializado em escrever conteúdos que estimulem uma persona a executar determinada ação.
Desse modo, conclui-se que a sua função é a de produzir conteúdos com técnicas e gatilhos que prendam a atenção. Ou seja, o copywriter irá escrever um post, por exemplo, de forma a convencer um provável cliente a comprar o seu produto.
Em suma, durante o processo, você deverá utilizar gatilhos mentais ao longo da escrita e caprichar na ortografia. De igual maneira, poderá optar por estratégias simples, como mudar palavras de um texto ou usar expressões poderosas.
Nesse último caso, algumas expressões como “definitivo”, solução”, “revelado”, “exclusivo”, entre outras, produzem verdadeiras maravilhas. Com isso, além de saber o que faz um copywriter, o seu objetivo com essa técnica é saber como, quando e porque deverá utilizá-la em uma determinada estratégia de conteúdo.
O que faz um copywriter e quais as características dessa função
Como podemos perceber, o copywriter é o indivíduo que domina técnicas de vendas com base num texto escrito ou falado. De fato, o seu objetivo é fazer com que, ao ler o seu texto ou assistir a um vídeo, a persona, de imediato, sinta vontade de executar a ação que você propõe.
A princípio, essa ação, como dissemos, poderá ser a compra de um produto que o seu texto divulga, ou simplesmente o download de um ebook. Do mesmo modo, poderá ser a realização de um cadastro, resposta a um questionário, inscrição em seu canal do Youtube, entre outras ações.
Assim sendo, torna-se evidente que saber o que faz um copywriter é importante na medida em que somente assim você incorporará as suas técnicas. Dentre elas, esses gatilhos mentais, que constituem a alma do copywriter. De fato, é por meio deles que você irá provocar sentimentos de urgência e de confiança no seu público.
Além disso, por meio deles você também irá demonstrar autoridade, reciprocidade e novidade. Junto a isso, fará antecipações, acrescentará uma prova social, provocará uma sensação de escassez, além de contar uma bela história (a jornada do herói) para o leitor.
Logo, como dissemos, a importância de saber o que faz um copywriter está justamente nisso: em descobrir como destrinchar as suas técnicas; o seu modo de ação; como ele vende. Com efeito, saberá como é possível até mesmo despertar uma necessidade, ou mesmo levar um indivíduo a descobrir que tem um problema que só você pode curar.
E o que devo saber para ser um bom copywriter?
De resto, o que você deve ter em mente é que o bom copywriter é aquele que conhece o valor de um bom texto. E, na prática, um bom texto é aquele que apresenta o mínimo de erros ortográficos e a máxima coerência e concisão.
Paralelamente a isso, sabemos que o texto que vende é aquele que apresenta os seus argumentos com clareza. Ademais, ele precisa ter por trás uma empresa ou produtor de conteúdo confiáveis, com bons serviços prestados e com um histórico de conquistas para os seus clientes.
De tudo isso, conclui-se que saber o que faz um copywriter é uma missão das mais importantes dentro desse segmento de produção de conteúdo. Só que tão ou mais importante é saber o que ele não pode, em hipótese alguma fazer. Como, por exemplo, exagerar nas informações (menos é mais sempre!), além de tomar cuidado com os jargões e o excesso de termos técnicos.
Similarmente a isso, o bom copywriter sabe cortar as objeções antes mesmo de ouvi-las da sua persona. Assim como também sabe que não poderá passar a impressão de que apenas quer “empurrar” um produto goela abaixo. Ou seja, a sua missão será a de realmente identificar um problema e oferecer uma real solução.
Desse modo (e somente desse modo), é que você conseguirá, de fato, atingir o ideal de todo produtor de conteúdo: a máxima fidelização de clientes. Definitivamente, esse é o objetivo de 10 entre 10 profissionais e empresas que lutam, noite e dia, nesse segmento, em meio aos desafios desse universo do marketing digital.