O significado dos sonhos abrange algo que está entre as coisas mais extraordinárias que o ser humano consegue fazer. E como todas as pessoas sonham, mas ninguém é capaz de dominar completamente o que se passa no sonho, o assunto encanta a humanidade há muitos e muitos anos. Teorias e maneiras de interpretar o significado dos sonhos têm aos montes, exatamente por não se tratar de uma ciência exata – inclusive, está muito longe disso. O que acontece quando estamos dormindo é bem pessoal e está profundamente relacionado com nossas experiências enquanto estamos acordados.
Como sonhamos?
Os sonhos aparecem em momentos específicos no decorrer do nosso sono. Eles são mais conservados e frequentes no decorrer da fase REM (Rapid Eye Movement), quando as vistas fechadas se movimentam rapidamente. Nessa hora da noite, os neurônios estão quase tão ativos quanto quando estamos despertos. Se acordamos nessa fase do sonho, as possibilidades de recordarmos com clareza o que estávamos sonhando são maiores.
A fase REM ocorre diversas vezes na mesma noite e sua duração aumenta conforme a noite passa, podendo ir de 5 minutos para cerca de meia hora. Então, quem adormece uma média de 8 horas passa aproximadamente 2 horas sonhando.
Os adultos normalmente têm de 4 a 6 sonhos por noite, mas é raro se lembrarem de mais de 10% de tudo que aconteceu no sonho. É por esse motivo que muitas vezes despertamos bastante felizes (ou tristes, ou com raiva), mas não entendemos o porquê. Isto é: mesmo que você não se recorde, é bem provável ter tido um sonho na noite passada.
O que são sonhos?
Agora que você já entendeu como sonhamos, deve estar se questionando o que são os sonhos. Eles são nada mais, nada menos que uma combinação de memórias recentes e remotas. Para Freud, o que passa em seus sonhos são imagens do dia anterior ou da semana passada. É por esse motivo que um sonho pode ter cenas aparentemente aleatórias, mas que na verdade são experiências que você viveu em algum momento da vida.
Seu cérebro orquestra esse acontecimento, mas não replica precisamente o que você viveu – a não ser que o sonho envolva algum estresse pós-traumático. Ele faz a combinação de memórias recém-formadas valiosas com outras que ainda não foram completamente compreendidas. Nesse sentido, ele dá prioridade para as que estão mais cheias de emoção.
Mas como faço para recordar o que sonhei?
Primeiramente, busque ter uma noite de sono de qualidade. Isso é fundamental para possibilitar que o cérebro se dedique à incrível missão de fazer com que você relaxe e tenha a chance de interpretar o significado dos seus sonhos. Depois, quando você despertar, evite abrir os olhos de imediato e tente recordar ao máximo as coisas que aconteceram no seu sonho. A sugestão dos olhos fechados é para que você não dê atenção no que está a sua volta e disperse a mente com o dia que vai começar e com as tarefas que deve cumprir.
Por último, busque se sentir no sonho e faça uma anotação de tudo que conseguir recuperar. Com o passar do tempo, será mais fácil juntar essas informações e associá-las à maneira como se sentiu assim que despertou. Desta forma, você desenvolve seu autoconhecimento e a habilidade de compreender e interpretar seus sonhos. Com isso, você é capaz de aprimorar sua capacidade de lidar e processar os próprios sentimentos.
O significado dos sonhos
Temos a ideia de que todo sonho tem que ter um significado. Por exemplo: o que significa sonhar com viagem?
O grande desafio é entender a mensagem por trás de cada sonho para conseguir interpretá-lo. Alguns assuntos são mais comuns que outros. No entanto, o significado dos sonhos são únicos para cada um – afinal de contas, as experiências e reações são individuais.
Ainda assim, é simples ver alguém que já sonhou que estava caindo, que estava sendo perseguido ou que estava caindo um dente. Nesse último assunto, por exemplo, a ausência de um dente pode estar ligada a uma sensação positiva, como o começo de uma nova fase da vida com a chegada dos dentes permanentes. Em contrapartida, quem perdeu um dente em decorrência de um acidente pode estar ligado a algo negativo.
Deu para entender como são os sonhos e porque eles acontecem? É algo realmente curioso, não é mesmo?
Além desse tipo de conteúdo, em nosso site também falamos sobre PB4: o que é e como solicitar de online gratuita.