Muitas pessoas são apaixonadas por motos e sentem a necessidade de pertencer a um grupo que tem a mesma paixão, por isso nesse post, vamos explicar a você o que são moto clubes.
Além disso, falaremos brevemente da história desses clubes para quem é apaixonado por duas rodas, como é o seu funcionamento e os tipos de grupos existentes nessa organização.
Vale ressaltar que esses grupos geralmente surgem com poucas pessoas e vão ganhando novos integrantes ao passar do tempo em que organizam atividades.
O que são moto clubes?
Podemos afirmar de maneira bem resumida que os motos clubes são associações de pessoas que gostam do motociclismo.
Para sua melhor segurança ao acompanhar as viagens em grupo certifique-se de passou antes em uma loja de moto peças, como a Motos Neno por exemplo.
Além disso eles são entidades sem fins lucrativos que podem ser regidas por regras de um estatuto interno, claro que, dependendo muito do nível de formalidade do clube.
Outra característica muito comum principalmente se esse moto clube for bastante organizado, é o fato de que os seus integrantes buscam respeitar uma hierarquia, além de possuírem uma diretoria de acordo com as regras internas do clube.
Dentro de toda essa organização, todos os integrantes buscam se comprometer com os valores de respeito mútuo, além também de manter o espírito de solidariedade.
Como é o seu funcionamento?
Quando bem organizado, esse tipo de clube pode ter um CNPJ, ou seja, ele pode ser uma formação de sociedade civil bem organizada, com estatuto e também contrato social.
Manter um registro oficializado é muito vantajoso uma vez que pode facilitar a entrada desse clube em questão em uma associação ou federação, podendo assim, participar e organizar eventos, além de ter vários benefícios.
Alguns clubes possuem uma regra bem mais rígida com regimento interno assim como código de ética, mas outros clubes são mais informais.
Dentro do grupo existe uma hierarquia, sendo no máximo 4 níveis, dessa maneira os integrantes vão alcançando os postos até conseguirem a vestimenta completa com a nomenclatura e escudo.
Vale ressaltar que esses clubes levam muito a sério os valores relacionados a fraternidade entre os integrantes, o respeito às leis de trânsito e o cuidado com a segurança de todos.
Tipos de grupos
Há ainda outros tipos de grupos de motociclistas que são denominados a partir de algumas características específicas, como por exemplo:
- Confrarias: onde os participantes se associam para obter benefícios nas viagens;
- Irmandades: os integrantes desses grupos geralmente têm algo em comum em relação ao credo, classe assim como ao objetivo do grupo;
- Moto grupos: esses eliminam a figura do presidente em si, evidenciando a figura de um líder, sendo que esse, normalmente é a pessoa mais experiente do grupo, exercendo assim a função de maneira vitalícia, seguindo uma tradição internar do grupo;
Como participar de um moto clube
Caso você esteja pensando em criar um próprio moto clube com pessoas conhecidas, ou esteja querendo participar de um, é importante saber que, em geral esses clubes tem algumas regras sobre contribuições financeiras, assim como relacionadas a reuniões.
Sendo assim, é importante que você saiba que alguns desse moto clubes cobram mensalidade, mas existe outros que não possui essa obrigação.
Em relação as reuniões, a mesma linha é seguida, ou seja, alguns clubes costumam se reunir para fazer a organização de eventos, porém existe outros que não fazem reuniões formais, combinando apenas encontros para confraternizar e curtir.
Vantagens de participar desses clubes
Uma das principais vantagens de integrar um moto clube são os diversos encontros dos quais você poderá participar, encontrando e conhecendo pessoas que tem a mesma paixão pelo motociclismo.
Participar desses grupos é vantajoso também pelo fato que você conseguirá fazer incríveis passeios em sua moto tento a segurança de andar em grupo.
Além disso, vai poder conhecer uma enorme variedade de lugares e de pessoas incríveis, além dos amigos que poderá fazer durantes esses eventos
Outra vantagem são os descontos que poderá conseguir em bares e restaurantes, uma vez que o consumo é feito em grupos, facilitando assim a negociação com os estabelecimentos.
Quem participa de moto clubes também terá a satisfação de contribuir com diversas ações sociais, que ajudam no desenvolvimento do cidadão em si.
Dessa maneira, podemos afirmar que participar de um moto clube não é apenas andar de moto em grupo, mas, ter incríveis experiências com pessoas extraordinárias contribuindo para uma sociedade melhor a partir de ações.
História dos Moto Clubes
Depois entender as vantagens, como funciona e o que é um moto clube, é importante também entender como esses grupos surgiram no Brasil.
Há registros que apontam o surgimento do primeiro moto clube no país no ano de 1927, sendo esse sediado no Rio de Janeiro, era chamado de Moto Clube do Brasil.
Após esse outros Moto Clubes surgiram, como o de Campos em 1932, entre outros, tornando assim esses grupos bastante comuns no país com o passar do tempo.
Essas são algumas informações sobre o que são Moto Clubes, como eles funcionam e quais as vantagens de integrar um grupo desses.