Se você é do tipo de pessoa que preza pelo seu nome, então é bem provável que tenha os devidos cuidados para evitar qualquer tipo de problema, certo?
No entanto, se você começou agora a sua vida financeira, é normal que tenha algumas dúvidas a respeito do funcionamento do score.
Por isso, no artigo de hoje, iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que faz o seu score diminuir.
O que faz o score diminuir?
Existem sim algumas práticas que são capazes de fazer com que o seu score diminua, sendo necessário evitar a todo custo todas elas. Vale ressaltar que nao existe nenhum tipo de truque para aumentar score.
Então, dentre algumas das atitudes que podem fazer o seu score diminuir, podemos mencionar os seguintes:
1. Contas atrasadas
A primeira coisa que devemos falar com certeza é a respeito das contas em atraso. Você costuma pagar todas elas sempre em dia, ou deixa passar alguns dias do vencimento?
Por mais que você atrase um ou dois dias, saiba que isso pode ser o suficiente para informar aos birôs de crédito, fazendo com que a sua pontuação caia.
Sendo assim, para evitar esse problema, a nossa dica é que você coloque todas as suas contas mensais em débito automático.
Dessa forma, evita que a sua conta atrase apenas pelo fato de ter esquecido de pagar no dia, contribuindo para que o seu score se mantenha com a pontuação elevada.
Apenas tenha em mente que, mesmo cadastro em débito automático, o dinheiro precisa estar em conta para poder debitar.
Por isso, para evitar esse tipo de problema, procure deixar o valor na conta em questão, para que seja debitado.
2. Empréstimo recentemente
Solicitou ou fez uma simulação de empréstimo? Então saiba que isso também irá fazer com que a sua pontuação diminua.
Isso acontece porque, ao solicitar um empréstimo, o mercado deve avaliar o seu perfil de consumidor, para ter a certeza se pode disponibilizar crédito.
Além do mais, não temos como deixar de mencionar que o fato de se comprometer a pegar um empréstimo irá diminuir parte da sua renda mensal, já que terá de pagar os valores mensais.
Por conta disso, é perfeitamente normal que o seu risco de inadimplência se torne um pouco maior, já que terá mais contas a honrar.
3. Crédito em vários bancos
Uma outra atitude que pode diminuir o seu score é o fato de consultar opções de crédito ou mesmo linhas de empréstimos em distintas instituições.
A explicação para que isso ocorra também é bem simples. Caso esteja em busca de várias opções de crédito, mas não optou por nenhuma, pode ser um indício de que não está em condições financeiras para honrar com todos esses compromissos.
Devido a isso, o seu score irá diminuir como uma maneira de informar às empresas de que a sua situação financeira não é das mais favoráveis.
Mas, de forma geral, esse tipo de oscilação costuma ser passageira, sendo que vale apenas para consultas de crédito que você faz em financeira ou banco.
4. Perder renda
Às vezes, pode acontecer de sofrer algum corte em seu salário ou algum outro benefício. Se isso acontecer, pode afetar também o seu score.
Até mesmo porque, quando perde renda, acaba sendo um indício de que terá menos dinheiro para arcar com todas as suas contas.
O fato de perder renda reflete em todo o seu histórico de pagamento e, por consequência, aumenta os riscos de emprestar dinheiro para você.
Afinal, com menos renda, quais são as chances de arcar com parcelas mensais de um empréstimo, por exemplo?
É por essa razão que, ao perder o emprego e por consequência a sua renda fixa, pode acontecer de o seu score diminuir.