Atualmente existem inúmeras maneiras de receber criptomoedas de forma gratuita ou mesmo com pouco investimento
O mercado de criptomoedas tem atraído cada vez mais a atenção do público. Desde o lançamento da primeira criptomoeda, o Bitcoin, ano após ano vem crescendo exponencialmente e entregando bons rendimentos aos seus investidores. O Bitcoin, por exemplo, atingiu, agora em 2023, a marca de mais de 100% de valorização em relação à sua cotação no início do ano.
O caminho convencional para investir é por meio de corretoras de criptomoedas. Essas empresas viabilizam através de suas plataformas a compra, venda e custódia das moedas digitais. Mas, além disso, você sabia que é possível conseguir ativos digitais de forma gratuita?
Por ser um mercado em franca evolução, não é incomum encontrar ações que beneficiam os participantes com criptomoedas como forma de gerar engajamento em novos projetos.
Veja a seguir algumas formas para conseguir criptomoedas de forma gratuita ou mesmo com um baixo investimento:
1. Participando de redes de tokens de utilidades os utility coins.
Os projetos baseados na tokenização, em geral, entregam aos seus participantes acesso exclusivo a determinados serviços ou ecossistemas. Um bom exemplo é a startup Nodle.
A empresa, focada em aplicações para mobile e geolocalização, criou uma rede descentralizada de dados, alimentada por smartphones que oferecem conectividade para a rede. Ao compartilhar a conexão bluetooth de seus dispositivos, os participantes recebem tokens NODL como recompensa.
2. Mineração de criptomoedas
Uma das formas mais conhecidas para ganhar criptomoedas é através da mineração. O processo, que partiu do Bitcoin, consiste em fornecer para a blockchain poder computacional na resolução dos problemas matemáticos, que são o meio pelo qual as transações com a moeda são validadas e registradas.
Nesse processo, os chamados mineradores ofertam seu poder computacional e participam de uma corrida com outros participantes por quem consegue resolver o problema de forma mais rápida, o vencedor recebe sua recompensa em forma de moedas digitais.
3. Programas de engajamento
Para alavancar suas operações, ou mesmo alcançarem mais clientes, muitas empresas do mercado cripto pagam recompensas em criptomoedas como forma de estratégia.
Um exemplo disso é a corretora Mercado Bitcoin, os clientes da plataforma recebem recompensas em Bitcoin para cada indicação de novo cliente. Uma ótima maneira de alavancar sua carteira e também de engajar seus clientes ativos os recompensando.
4. Realizando tarefas
Outra maneira de receber ativos digitais de forma gratuita, é com a realização de tarefas. Um dos métodos mais conhecidos é o “faucet”, que em português significa “torneira”. Muitas empresas de faucet oferecem recompensas para os usuários que cumprem tarefas propostas. Essas tarefas podem ser dos mais diversos tipos, como pesquisas, preenchimento de formulários, análise de dados, entre outras.
Para quem deseja entrar no criptomercado, mas ainda tem receio de investir seu próprio capital, realizar ações como essas para conseguir os ativos de forma gratuita é uma ótima oportunidade para conhecer e se familiarizar com o mercado antes mesmo de realizar aportes.