Ter conhecimento de como poupar dinheiro sempre foi uma questão essencial para garantir uma melhor qualidade de vida. No entanto, ao considerar os vários cenários de instabilidade financeira percebe-se a urgência de compreender esse tema, seja para a conquista de objetivos mais simples ou até uma melhora completa na vida financeira.
Sabemos muito bem que as finanças não são simples de lidar, principalmente ao levar em consideração a dificuldade dela por si só e as grandes variáveis que cada pessoa sofre. Por isso, para te ajudar a gerenciar melhor os seus ganhos, separamos as dicas imperdíveis para você. Confira!
1. Liste todas suas contas numa planilha
A planilha é uma das grandes conhecidas das pessoas que querem descobrir como poupar dinheiro. Basicamente ela é uma ferramenta capaz de organizar diversos dados com suas devidas características em um local completamente eletrônico e acessível em qualquer dispositivo.
Quando se busca compreender como poupar dinheiro, a planilha é recomendada principalmente para os iniciantes organizarem todas as despesas de forma simples e bem prática. Os vários modelos existentes de planilha permitem que você manipule esses dados de formas mais interessantes conforme os conhecimentos sobre a área financeira aumentarem.
2. Defina objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo
Trabalhar com objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo é um passo extremamente importante para a definição de prioridades e manter a consistência no ato de poupar. Quando se fala em como poupar dinheiro, é muito comum pensarmos nos objetivos de longo prazo como obter uma casa, um carro do ano e coisas do tipo.
Junto aos de longo prazo é possível utilizar de objetivos de curto e médio prazo simultaneamente para auxiliar na motivação e aperfeiçoamento das etapas necessárias para poupar dinheiro. Quando se planeja realizar uma viagem, por exemplo, aprende-se bastante sobre pesquisas de locais e a pessoa consegue exercitar os primeiros passos para conseguir guardar seus ganhos.
3. Determine um orçamento mensal para gastar com responsabilidade
O orçamento mensal é o documento no qual ficam organizados todos os seus gastos durante um mês e, portanto, é uma ferramenta indispensável para poupar dinheiro. Isso se dá devido ao maior controle de onde os seus ganhos estão sendo guiados e, consequentemente, em que são utilizados.
Com tudo isso, é possível usar o orçamento como forma de prever gastos e, dessa forma, planejá-los para que eles não comprometam demais a sua renda. Para isso, deixe uma parte fixa dos seus ganhos somente para lidar com os gastos do orçamento a fim de garantir consistência e melhorias no uso da ferramenta.
4. Reduza ou corte gastos desnecessários
Reduzir ao máximo ou cortar completamente os gastos desnecessários fará com que o seu dinheiro tenha mais valor e seja melhor aproveitado. Portanto, após definir o seu orçamento, leia-o atentamente e tente identificar quais são as despesas que poderiam ser reduzidas ou até mesmo cortadas completamente para maximizar o uso de seus ganhos.
Um equívoco que ocorre neste tópico é pensar que o corte de gastos desnecessários significa não investir em lazer, como uma viagem a um local de interesse, por exemplo. Ser extremo demais exercerá influências negativas no jeito que você administra suas finanças e compromete sua qualidade de vida.
5. Priorize as dívidas mais caras
Estar atento às dívidas que são mais caras é muito importante devido aos juros. Quanto maior for o valor a ser pago, maiores serão os efeitos dos juros, já que eles interferem diretamente nas parcelas que devem ser pagas.
Com esse constante aumento, tanto fica mais difícil realizar o pagamento como também as chances de atrasar essas quantias ficam mais altas. Através deste compilado de ocorridos, gera-se uma bola de neve que aumenta os riscos da sua vida financeira chegar a um patamar de instabilidade praticamente irreversível. Portanto, cuidado com dívidas caras!
6. Guarde seu dinheiro numa conta separada
Guardar dinheiro em conta separada é uma forma muito interessante para se aderir. Afinal, facilita bastante a organização das finanças.
Você não arrisca gastar o dinheiro que guardou por confundir as finanças, já que a grana estará guardada em um local diferente de sua conta-corrente mais usual, por exemplo. Uma dica muito eficaz é abrir uma conta poupança onde seu dinheiro rende muito mais, e com toda segurança, já que é um investimento de baixo risco!
7. Quite as dívidas o mais rápido possível
Pagar as dívidas é extremamente importante para que você não tenha mais preocupações com o compromisso de pagar quantias por prazos maiores do que deveria. Além da economia financeira, por conta da menor ação dos juros, há uma redução alta do estresse causado pelo mal uso do dinheiro.
Com as dívidas quitadas também é possível depositar mais tempo estudando sobre outras formas para aplicar o seu dinheiro e fazê-lo render melhor. Dessa forma, a sua vida financeira terá uma mudança mais rápida e com maior qualidade.
8. Diminua as compras parceladas ou o uso de linhas de crédito
As compras parceladas e linhas de crédito são bastante problemáticas quando se trata de poupar dinheiro, já que sempre se adquire dívidas após seu uso. Apesar delas permitirem a obtenção de produtos sem a quantia necessária para seu pagamento à vista, no longo prazo o uso dessas duas formas pode representar um perigo para suas finanças.
Caso se perca a fonte de renda, por exemplo, a pessoa ficará com uma série de dívidas e nenhuma quantia para reduzi-las. Portanto, diminuir o uso de ambas não só garantirá maior segurança financeira como também pode permitir que você economize mais com os descontos em compras à vista.
9. Faça uma reserva de emergência
A reserva de emergência é outro ponto importantíssimo sobre como poupar dinheiro. Esse recurso se trata de acumular uma quantidade de dinheiro em determinado local somente para ser utilizado em momentos de extrema urgência.
Uma reserva de emergência costuma ser colocada em uma conta poupança ou em formas de investimentos de renda fixa que possam ser sacados rapidamente, como no caso de títulos do Tesouro Direto, exemplo bastante conhecido. O valor ideal da reserva deve ser capaz de sustentar as despesas da pessoa de 3 a 12 meses.
Um ponto muito importante é que o dinheiro acumulado na reserva de emergência somente deve ser utilizado em situações críticas. Geralmente são acontecimentos repentinos como tratar um problema de saúde, reparar algo de uso diário como manutenção de carro, conserto de computadores de trabalho e outras semelhantes. Portanto, nunca destine o uso da quantia para compras aleatórias ou gastos desnecessários.
10. Procure por descontos e promoções antes de qualquer compra
A busca por descontos e promoções é indispensável principalmente para a compra de produtos que precisam ser trocados por períodos não muito longos. Saber buscar por essas características antes de obter produtos permite que você realize compras com preços mais agradáveis.
Logo, recomendamos fortemente que você utilize com sabedoria os períodos de promoção quando quiser realizar a compra de algo. Junto a isso, também faça bom uso de cupons e descontos à vista para conseguir destinar o valor poupado para seus investimentos.
11. Evite compras por impulso
Ter controle de não realizar compras por impulso é uma das principais lições de como poupar dinheiro. Como estamos cercados de diversos estímulos para consumo, temos uma forte tendência a comprar instantaneamente, sem sequer realizar pesquisas antes.
Por causa dessa dificuldade criada por fatores externos, tome cuidado caso você veja um produto de alto desejo, mas também de um valor muito caro. Reveja calmamente as suas prioridades e seus ganhos antes de tomar a decisão de compra.
12. Tenha controle de seu orçamento e monitore-o regularmente
Por fim, ter um controle adequado do orçamento é a dica que garantirá que o processo de poupar dinheiro esteja atualizado e coletando os resultados desejados para a sua renda. Para maximizar a eficiência do orçamento, certifique-se de sempre atualizar os valores das suas despesas e dos seus ganhos.
Um caso que costuma ocorrer com bastante frequência é o surgimento de gastos constantes que não são anotados. Por conta disso, caso você divida a casa com mais de uma pessoa, mostre os dados que estão no orçamento e verifique se não faltou nada para proporcionar o máximo de precisão na análise.
Saber como poupar dinheiro garante muita segurança ao futuro e, consequentemente, permite a obtenção de uma grande qualidade de vida. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!