A poesia contemporânea surge na segunda metade do século XX. E seus representantes têm notoriamente um estilo bem diferente dos seus antecessores. O poeta contemporâneo atribui grande atenção às formas e aos temas do cotidiano das massas, como o cinema e os quadrinhos.
Uma poesia pode ser entendida como expressão da subjetividade do indivíduo através de uma linguagem verbal e visual. Na poesia estilo contemporânea, o leitor se depara com o mundo novo. Pois, esse estilo deixa para trás os velhos preceitos poéticos para compor um universo repleto de formas inusitadas e mensagens impactantes.
Continue lendo e saiba mais.
O que é poesia contemporânea?
A poesia estilo contemporânea é principalmente aquela elaborada após a terceira fase do movimento modernista, em 1945. E que segue sendo praticada até os dias atuais. Portanto, ainda vivenciamos a fase do poema contemporâneo.
Nessa época, o mundo passou por grandes transformações sociais e politicas, incluindo o final da Segunda Guerra Mundial. Além disso, o cinema e a televisão estavam em franco desenvolvimento, assim como movimentos sociais importantes, incluindo:
- Os movimentos feministas que lutavam pela igualdade de direitos entre homens e mulheres;
- E os movimentos que lutavam pela igualdade social e pelos direitos civis dos negros, especialmente nos Estados Unidos.
Todas as mudanças que estavam em andamento repercutiram diretamente sobre o mundo das artes. E com os poetas não foi diferente.
A poesia contemporânea tem características únicas
O poeta contemporâneo não está preocupado em manter o status quo da poesia. Mas, sim, sua preocupação está em transmitir a mensagem desejada. Um conteúdo capaz de dar voz aos anseios, angústias, sonhos e fatos do homem cotidiano comum.
Se para isso o poeta contemporâneo tiver que desenhar no papel palavras dispostas na forma de um pássaro, ele fará. Ou qualquer outra forma que queira. Afinal, atenção as formas é uma das principais características desse estilo poético.
A segunda principal característica do poema contemporâneo é a preferência pelos temas comuns. E por temas ligados aos fatos vivenciados pelas grandes massas de pessoas. Por exemplo, o cinema, histórias em quadrinhos, a música popular, a moda e etc.
A realidade vista sob o olhar do homem comum
A poesia contemporânea propõe um olhar diferenciado sobre a realidade. E faz isso através de poemas que dão voz e relevância ao homem comum e suas coisas cotidianas.
No poema contemporâneo o poeta dá oportunidade ao homem comum de se tornar único. Além disso, propõe que esse homem construa um novo relacionamento com a realidade e com as coisas que o cercam. Por exemplo, chama atenção para o materialismo e para o consumismo desenfreado da era contemporânea.
O poeta contemporâneo deseja que seu leitor sinta o mundo de forma verdadeira. Então, consiga enxergar-se como uma parte dele de modo empírica.
Portanto, os temas desse estilo poético não são sobre a vida de reis ou coisas inalcançáveis. São sobre coisas tangíveis, que fazem parte da vida das pessoas comuns. Pessoas que podem estar literalmente em qualquer lugar.
Concluindo
A poesia contemporânea faz parte da vanguarda de novos estilos artísticos que surgem durante a segunda metade século XX. O seu foco está no cotidiano da vida. Por exemplo, os sentimentos das pessoas quanto a viver no mundo moderno, trabalhar e consumir produtos.
Além disso, esse estilo poético com frequência é muito crítico. Já que deseja propagar um novo olhar sobre a realidade e a vida humana em um mundo cada vez mais superficial e materialista.
E você, o que acha? Gostou desse artigo? Comente! E não deixe de conferir outras dicas em nosso blog.