Ivermectina geralmente é indicado para a população adulta. Isto permitiu que as empresas fabricantes de remédios criarem o programa de Controlo da Oncocercose em partes do oeste da África.
O Ivermectina tem-se mostrado seguro em doses maiores e mais freqüentes do que o necessário para a aprovação do TDA.
Um aumento da dose estudo encontrou administração de ivermectina a até 10 vezes o valor máximo aprovado pelo FDA dose de 200 microgramas por quilograma de não precipitar os eventuais efeitos adversos.
Entre 1 de janeiro de 1971 e 20 de dezembro de 2013, 17 de eventos adversos para ivermectina (três casos fatais por reações adversas a medicamentos relatórios) foram relatados para a TGA, mas de uma relação de causalidade com a ivermectina não foi estabelecida.
O uso de Ivermectina é geralmente seguro e indicado para todas as idades
A escabiose é visto com freqüência em crianças e grupos da terceira idade.
O relatório divulgado pela Amhem Regional de Pele Saudável no ano de 2002-2005 foi onde primeiro teve apresentações de sarna atingindo a idade de 2 meses.
Até 1 ano de idade, 63% das crianças apresentaram sarna.
Os surtos são comuns em instalações de cuidados de idosos, e a sarna pode ser transmitida para o pessoal de enfermagem.
A sarna não tratada é associada ao aumento da morbidade em ambas as configurações.
Existem alguns estudos de caso e pequenos artigos que apoiam o uso de ivermectina em pessoas mais velhas,21,22 e crianças com peso < 15 kg. 47,56 Ivermectina pode ter um papel cada vez maior nestes grupos etários de acordo com nossos dados de segurança acumulados.
O risco para os mais jovens e pacientes idosos que não realizarem o devido tratamento pode ser maior do que qualquer risco potencial do tratamento com ivermectina.
Os efeitos adversos são geralmente leves e transitórios
Transitória exacerbação do prurido podem ocorrer no início do tratamento.
Ivermectina é bem tolerado, com um baixo número de efeitos adversos. A Revisão de Cochrane analisadas em eventos adversos em nove estudos randomizados em que a ivermectina foi usado no braço de tratamento (vs placebo, permetrina, benzoato de benzila ou lindane).
No geral, os adventos são leve e transitórias e foram observados em cerca de 5% de 385 participantes de ensaios de recepção de Ivermectina.
Alguns destes efeitos adversos, incluídos:
- o agravamento dos sintomas (incluindo prurido)
- dor de cabeça
- hipertensão
- dor abdominal
- vômitos
- erupção pustulosa
- celulite
- leve diarreia.
Efeitos adversos graves quando o tratamento de oncocercose
Devido à sua larga experiência na utilização de ivermectina para tratar onchercerciasis, um intervalo de, muitas vezes, graves efeitos adversos tem sido relatado para esta indicação.
Cutânea e/ou sistêmicas reações de gravidade variável (tipo de reação Mazzotti) e oftalmológico, as reações podem ocorrer em pacientes tratados para oncocercose,6,57 , mas estes são raros e, principalmente, atribuíveis a uma reação alérgica ao resíduo após a morte de um grande número de microfilárias.
Vários casos de encefalopatia têm sido relatados com ivermectina uso em pessoas altamente infectado com microfilárias da Loa (a). Tais efeitos não são esperados quando se tratar sarna.
Outras questões de segurança
Não usar na gravidez, como a segurança não foi estabelecida. Ivermectina tem causado fenda palatina em camundongos e ratos em doses orais de 0,4 e 10 mg/kg/dia, respectivamente, e fissura palatina e golpes de pés de coelhos administrado em doses de 3 mg/kg/dia.
Em mulheres grávidas, para quem o tratamento com permetrina 5% creme falhou, enxofre de 10% em branco parafina mole ou crotamiton 10% creme pode ser usado topicamente em vez disso.
Ivermectina é excretada no leite materno e segurança no recém-nascido, não foi estabelecida.
Ivermectina é eliminada no fígado.
A administração de múltiplas doses de ivermectina em pacientes com doença hepática grave não foi estudado.
Veja também: Tudo sobre o Coronavírus