Se você está procurando uma lava-louça para comprar, é importante pesquisar não só para saber os preços, mas também para conhecer o eletrodoméstico, seus benefícios e como otimizar o uso.
Esse eletrodoméstico ajuda a economizar tempo e esforço. Imagine quantas horas por dia você passa lavando vasilhas, panelas, pratos, copos e outros itens de cozinha. A lava-louça é um equipamento muito útil na rotina doméstica, trazendo bastante praticidade.
Ciclos da máquina de lavar louças
Um dos fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher sua lava-louça são os ciclos de lavagem. Avalie o modelo que mais vai atender às necessidades da sua família. Existem exemplares que podem lavar panelas até os que podem lavar taças delicadas.
Ciclo curto (express)
Esse ciclo tem tempo de operação menor e está presente na grande maioria dos aparelhos. Ele faz a limpeza de forma rápida e eficaz e é uma boa escolha quando a louça não está tão suja. Além de durar menos, nesse ciclo a louça sai limpa dentro de 30 a 60 minutos, conforme o modelo.
Ciclo econômico
Também conhecido como ciclo eco, ele é o mais usado no dia a dia e está presente nas máquinas mais modernas. Se você precisa de uma lavagem mais potente, é a escolha certa.
O tempo deste ciclo é mais longo, podendo chegar até 3 horas. Ele lava de forma suave e devagar, com temperaturas mais baixas para economizar energia e menor quantidade de água na lavagem.
Ciclo delicado
Sabe aquelas louças delicadas, que podem quebrar com maior facilidade, como um jogo de taças ou de sobremesa? Esse ciclo é perfeito para itens que precisam de cuidado extra.
Nessa lavagem, a máquina aplica menor pressão de água, temperatura mais baixa para evitar rachaduras e o período é maior para garantir o cuidado. Dessa forma, o ciclo protege as louças e deixa todas limpas e brilhando.
Ciclo intenso
Esse ciclo é também conhecido como lavagem pesada e remove as sujeiras mais impregnadas nas louças, como alimentos grudados, manchas, gorduras e outros. Ele tem lavagem mais potente, com elevado jato de água, temperatura e pressão. O tempo de lavagem é mais longo para remover as sujeiras difíceis.
Como otimizar o uso da lava-louça?
A máquina de lavar louças é um eletrodoméstico que pode revolucionar a sua rotina na cozinha e economizar água e energia. Mas é preciso usá-la da maneira correta para obter todos os benefícios. Confira algumas dicas para otimizar o funcionamento do lava-louças.
Verifique os tipos de louças
Antes de lavar, certifique-se de que aquela peça pode ser lavada em uma lava-louça. O melhor é verificar as recomendações do fabricante e ver se não existe restrição para aquele tipo de material.
Remova os excessos antes de levar para a máquina
Remover os excessos de comida antes de levar para a lava-louças é importante para evitar sobrecarregar os filtros da máquina. Por isso, se não quiser trocar um filtro a cada lavagem, remova com um guardanapo os excessos de comida.
Escolha o detergente ideal
O detergente que vai à lava-louça não é o mesmo que usamos para lavar as louças na pia. Ele é um produto específico para o equipamento e possui ação de limpeza mais profunda que os produtos convencionais. Você também poderá encontrar a versão líquida, abrilhantadora e secante.
Coloque as louças da forma certa na máquina
Posicione as louças nos lugares certos, por exemplo, os pratos e os itens mais sujos devem ir ao centro. Os itens maiores, como as panelas, devem ir no fundo e nas laterais.
Coloque copos, tampas e xícaras virados para baixo, pois podem acumular água. Evite deixar os objetos mal encaixados, já que podem se mover durante a lavagem e estragar outras louças.