O micro-ondas é um eletrodoméstico que facilita e muito rotina das pessoas. Afinal, é capaz de esquentar refeições e descongelar de maneira rápida, além de conter outras funções que variam de modelo para modelo. Graças à injeção plástica em empresas como a IBT Plásticos, existem diversas opções disponíveis no mercado e por meio dos moldes de injeção feitos pela IBT Moldes, as peças possuem alta durabilidade, garantindo maior vida útil e melhor coso-benefício para os usuários.
Entretanto, escolher o micro-ondas não é uma tarefa tão simples, principalmente se esse é o seu primeiro aparelho. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com as 7 melhores dicas para escolher o micro-ondas ideal. Vamos lá?
Considere o espaço disponível
O primeiro passo para escolher o melhor micro-ondas para sua casa é analisar o espaço disponível. Nesse sentido, o recomendado é já ter o móvel em que pretende instalar o eletrodoméstico, tirar as medidas para depois escolher o produto. Isso porque, muitas pessoas acabam se esquecendo desse pequeno detalhe e sofrem as consequências, visto que o item acaba ficando muito grande ou pequeno demais. Portanto, é importante considerar a proporcionalidade ao espaço, pois isso não afeta somente o visual, mas também a praticidade no dia a dia.
Avalie a capacidade
A capacidade do micro-ondas também é importante e, infelizmente, muitas vezes é ignorada pelos consumidores. Entretanto, é ela que irá determinar a praticidade no dia a dia, dependendo do tipo de uso e frequência que você utiliza o aparelho. Além disso, também irá depender do número de pessoas que moram no local. Por exemplo, para quem mora sozinho, o micro-ondas de até 20 litros já atende muito bem. Mas, famílias e pessoas que dividem apartamentos, devem optar por modelos maiores, com mais de 30 litros de capacidade.
Observe a potência
A potência do micro-ondas é como se fosse a “força” que ele possui para esquentar os alimentos. Sendo assim, quanto maior ela for, menor será o tempo de preparo de suas refeições. Nesse sentido, quem costuma usar o aparelho para receitas mais elaboradas, como pratos cozidos e assados, o micro-ondas de 1000 watts é o modelo mais indicado. Contudo, também é importante verificar se o microondas consegue manter a potência baixa, pois é ela que é utilizada para descongelar alimentos sem cozinhá-los durante o processo.
Analise outros programas
Na hora de escolher seu micro-ondas, recomendamos analisar os modelos além de sua capacidade e potência. Isso porque, muitos deles contam com programas personalizados, que podem facilitar ainda mais sua rotina. Aqui, basta selecionar uma opção e deixar que o eletrodoméstico faça seu trabalho, sem que você precise se preocupar. Além disso, existem receitas prontas, em que você também só precisa apertar o botão e esperar.
Considere a limpeza
Sabemos que em meio à rotina corrida, nem sempre é possível limpar o micro-ondas. Nesse sentido, aparelhos com funções de limpeza e controle de odor são excelentes. A primeira ajuda na remoção remanchas e resíduos de alimentos, enquanto a segunda previne odores no interior do aparelho após o preparo de algum alimento.
Pense no estilo de decoração
Outra dica relevante é considerar o estilo de decoração de sua cozinha. Isso porque, o eletrodoméstico precisa conversar com o espaço, a fim de garantir harmonia e elegância. Por exemplo, uma cozinha industrial, com eletrodomésticos de inox, pede um micro-ondas que siga essa mesma linha. Se você colocar um aparelho com design mais antigo, por outro lado, pode deixar o ambiente com cara de bagunça.
Eficiência energética é importante
Por fim, mas não menos importante, para avaliar a eficiência energética do aparelho, basta analisar o selo Procel. O ideal é que o eletrodoméstico tenha selo A ou B, pois estes consomem menos energia do que os outros, garantindo economia na conta de luz e ainda ajudando o meio ambiente. Portanto, de nada adianta comprar um eletrodoméstico barato, mas com selo D, que faz com que você gaste muito mais energia.
Então, agora que você sabe como escolher o melhor micro-ondas, é hora de colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de que o planejamento é primordial, especialmente para considerar o espaço disponível. Afinal, o aparelho precisa ser proporcional ao ambiente, além de conversar com a decoração e, principalmente, promover a praticidade desejada. Portanto, observe com atenção para escolher um modelo completo e que realmente atenda às suas necessidades.