Independente se adquiriu o imóvel com a imobiliária há pouco tempo ou não, é fato que a cor das paredes é um ponto muito importante na decoração de uma casa ou apartamento. Por mais que pareça apenas um detalhe, na verdade, as cores podem impactar de forma significativa o bem-estar e conforto dos moradores. Inclusive, segundo estudos, matizes podem afetar a mente e o corpo dos indivíduos, assim como a maneira que elas são aplicadas nas paredes.
Sendo assim, antes de sair pintando sua casa, é importante levar em conta alguns aspectos importantes, a fim de garantir os melhores resultados estéticos e psicológicos. Entretanto, sabemos que essa não é uma tarefa tão simples. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje, juntamente com o auxílio da imobiliária Desc Imóveis com 10 dicas para escolher a cor das paredes de seu imóvel. Vamos lá?
Analise todo o ambiente
O primeiro passo é observar todo o espaço que deseja pintar. Ou seja, analise a cor dos móveis, dos objetos de decoração, o estilo do ambiente, etc. Isso porque, se escolher uma cor avulsa, que seja bonita, mas sem considerar o cômodo, o efeito pode ser bastante negativo, causando até mesmo desconforto visual.
Priorize suas cores favoritas
Outro ponto importante é que você deve priorizar sua personalidade e gosto pessoal. Isso porque, se tons de azul promovem tranquilidade, de acordo com a psicologia das cores, mas você não gosta dessa cor, o efeito será contrário. Ou seja, sempre que olhar o azul nas paredes, terá uma sensação ruim. Portanto, tenha em mente que cada um reage de um jeito aos tons e intensidades.
Considere o efeito que as cores provocam
Por mais que seja importante considerar seu gosto pessoal, é importante ficar atento a alguns pontos. Por exemplo se você gosta de vermelho e gostaria dessa cor no quarto, é necessário lembrar que tons mais quentes são estimulantes e podem impactar no seu sono. Mas, se não quiser abrir mão da cor, é possível utilizá-la em outros lugares.
Cheque a iluminação dos ambientes
Devemos lembrar que as cores mudam de acordo com a iluminação do ambiente. Nesse sentindo, enquanto lâmpadas brancas acendem e clareiam as tonalidades, as amarelas podem intensificar e esquentar as cores. Portanto, se quiser um tom de azul clarinho, mas a iluminação é amarela, você deve adquirir uma tinta ainda mais clara, a fim de obter o resultado desejado.
Use o círculo cromático a seu favor
O círculo cromático é uma ferramenta usada em diversas áreas, como moda, design, arquitetura e decoração. Ela ajuda a identificar a melhor combinação de cores. Sendo assim, é possível entender de forma rápida e prática quais cores conversam melhor e podem ser combinadas no mesmo ambiente. Você pode usar aplicativos ou baixar a imagem no próprio Google.
Onde o imóvel está localizado?
Também é interessante considerar a localização do imóvel. Por exemplo, uma casa de campo, combina mais com tons terrosos, verdes e laranja. Já um imóvel na praia conversa com cores quentes, mas também com azul e branco. Agora, uma casa na cidade, é possível apostar em tons mais neutros ou ainda trazer elementos da natureza para dentro de casa, como o verde e tons de terra.
Atenção ao acabamento
A boa notícia é que existem praticamente infinitas opções de tintas disponíveis no mercado, sendo que elas variam em textura e acabamento. Sendo assim, é importante analisar qual efeito desejado para o ambiente. Isso porque, como falamos anteriormente, a forma como a tinta é aplicada na parede, também pode influenciar nos sentimentos e sensações.
Tenha referências e faça testes
Uma boa dica para tornar o processo mais simples é ter referências de casas e apartamentos com as cores que você deseja para seu imóvel. Na internet, você facilmente consegue encontrar diversas imagens. Além disso, também é necessário fazer teste, seja por meio de simulador ou diretamente com a tinta na parede, pois dependendo do caso, ela pode ter um efeito completamente contrário do que você esperava.
Defina a área que deseja pintar
Também é importante definir a área que deseja pintar, se é todo o cômodo ou apenas uma parede. A segunda opção é considerada mais segura, visto que não causa tanto impacto no ambiente, mas ainda sim, contribui para uma excelente transformação visual. Além disso, é mais econômica e dá menos trabalho.
Conte com a ajuda de especialistas
Por fim, mas não menos importante, se for completamente leigo no assunto ou estiver muito indeciso, é hora de contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores. Afinal, como eles têm maior experiência e conhecimento, poderão indicar as cores mais adequadas para cada ambiente, considerando não apenas seu gosto pessoal, mas também as necessidades do espaço, harmonia e elegância.
Então, agora que você sabe como escolher a cor das paredes, já pode colocar em prática nossas dicas.