Pronto para receber os amigos em casa para um churrasco? Saiba como organizar melhor a geladeira de bebidas da sua casa
Imagine que você precise achar algo específico na sua geladeira e não consegue porque ela está desorganizada. Além do tempo perdido, isso significa mais tempo com a porta aberta, o que não é ideal para esse aparelho. Mesmo que seja uma geladeira própria apenas para guardar bebidas para um evento — um jantar, um churrasco ou um almoço em família —, a organização continua sendo algo importante.
Assim, qual é a melhor maneira de organizar as bebidas nessas ocasiões? O que você pode fazer para aproveitar os espaços da geladeira ao máximo e garantir que tudo ficará refrigerado adequadamente? Conheça algumas dicas do que fazer no texto a seguir.
Organização
O ponto-chave sobre a organização é saber onde você deve guardar as bebidas diversas, dependendo do tamanho das latas e garrafas no geral. Por exemplo, as garrafas maiores (de vinho, refrigerante ou o popular “litrão”) devem ficar nas prateleiras inferiores. Isso porque, como eles são receptáculos maiores e mais pesados, posicioná-los ali é uma questão de segurança. Assim, na hora de tirar, se por acaso eles caírem no chão, o risco de quebrar é bem menor.
Já nas prateleiras do meio e da parte de cima é o local de posicionar as garrafas de tamanho médio ou latinhas. Para facilitar, o ideal é dividir as bebidas por tipo ao invés de deixar tudo misturado. Ponha marcas da mesma cerveja juntas e deixe de fácil acesso e visível as bebidas não alcoólicas, como água, suco e refrigerante.
Porta da geladeira
E como aproveitar as estantes da porta da geladeira? Normalmente, este é um lugar onde as pessoas costumam colocar diversas coisas, sendo que as bebidas estão entre as principais escolhas para ocupar essa área. Afinal, é um local prático da geladeira, em que você consegue visualizar os itens com facilidade e retirá-los sem problemas.
Contudo, vale lembrar que também é a região da geladeira que mais sofre variação de temperatura por causa do abre e fecha do aparelho. Portanto, se a ideia é gelar alguma bebida em específico, este pode não ser o melhor ponto para guardá-la. O ideal é deixar ali bebidas que já estão frias e, preferencialmente, até mesmo já foram abertas, como refrigerantes, caixas de suco ou garrafas d’água. O que tiver aberto pode ficar mais à frente, enquanto os itens fechados devem ficar atrás.
Uso do freezer
Normalmente, o freezer é o espaço dedicado para os alimentos que precisam permanecer congelados, caso das carnes, sorvete e até alguns alimentos prontos, como feijão. Contudo, caso você tenha uma geladeira exclusiva para guardar bebidas, o freezer pode ser aproveitado para gelar bebidas mais rapidamente.
Desse modo, se você não tem muito tempo para gelar cerveja ou outra bebida, o freezer é um grande aliado. Em pouquíssimo tempo, ele é capaz de deixá-la pronta para consumo. Porém, é preciso lembrar-se de não deixar as garrafas lá por muito tempo, caso contrário, as bebidas ficarão congeladas! Quando elas estiverem no ponto, coloque-as na parte de baixo da geladeira. Já o espaço que ganhar no freezer, você pode aproveitar para colocar novas garrafas para gelar.
Uma dica de ouro é também aproveitar uma gaveta superior que algumas geladeiras têm, logo abaixo do freezer. Geralmente, esse espaço é onde se guardam frios, manteiga e requeijão. Mas também é um bom espaço para armazenar algumas long necks ou latinhas — há modelos até que contam com um dispersor de latas próprio para esse tipo de armazenamento.
Limpeza
Além da organização em si, também é importante ter atenção com a higiene do eletrodoméstico. Na verdade, antes de começar a organizar a geladeira antes de uma festa, jantar ou churrasco, o melhor que você pode fazer é esvaziá-la e fazer aquela limpeza caprichada no aparelho.
E isso não é algo que tem muito segredo: tudo o que você precisa é de um pano umedecido com detergente neutro, sendo que os de microfibra são perfeitos para esse serviço. Passe-o pelas superfícies internas do eletrodoméstico, incluindo as laterais e a parte superior. Faça um enxágue e passe-o novamente para retirar o produto.
Se a geladeira estiver com algum cheiro desagradável e que esteja difícil de sair, não se desespere. Basta espalhar bicarbonato de sódio em toda a superfície do aparelho e depois passar um pano para retirar o excesso. Pronto, o problema está resolvido!