O cronograma capilar é uma das alternativas mais usadas atualmente para promover beleza e saúde para as madeixas. A boa notícia é que ele atende às mais diferentes necessidades dos fios, desde aqueles que precisam de um tratamento de choque, até os que estão saudáveis e querem se manter assim. Existe diversas maneiras de fazer o cronograma capilar e muitas pessoas preferem seguir em casa do que ir ao salão. Afinal, basta comprar os produtos na Le Lux Strore loja de cosméticos e fazer no conforto de casa.
Contudo, não é todo mundo que sabe como tudo funciona, então pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar como fazer o cronograma capilar em casa. Vamos lá?
Saiba qual é a necessidade de seu cabelo
O primeiro passo é descobrir qual é a necessidade de seu cabelo atualmente. Para isso, você pode fazer o teste do copo. Encha um copo com água e coloque um fio de cabelo. Se ele boiar, precisa de hidratação; caso afunde, o foco do cronograma deve ser a reconstrução; mas se ficar no meio, o cabelo precisa de nutrição.
No primeiro caso, é provável que seu cabelo esteja mais ressecado, sem movimento e áspero ao toque. No segundo, ele sofreu algum tipo de agressão recentemente, estando mais quebradiço e menos denso. Já no terceiro, provavelmente seu cabelo embaraça com facilidade, tem fios mais arrepiados e está sem brilho.
Sendo assim, você deve seguir um dos cronogramas abaixo:
Hidratação
Semana 1: Hidratação – nutrição – reconstrução
Semana 2: Nutrição – hidratação – nutrição
Semana 3: Hidratação – nutrição – hidratação
Semana 4: Nutrição – hidratação – reconstrução
Nutrição
Semana 1: Hidratação – nutrição – hidratação
Semana 2: Nutrição – hidratação – reconstrução
Semana 3: Hidratação – nutrição – hidratação
Semana 4: Nutrição – hidratação – nutrição
Reconstrução
Semana 1: Hidratação – nutrição – hidratação
Semana 2: Nutrição – hidratação – reconstrução
Semana 3: Hidratação – nutrição – hidratação
Semana 4: Nutrição – hidratação – reconstrução
Escolha os produtos certos
Depois de identificar a necessidade de seu cabelo, é hora de escolher os produtos certos para cada uma das etapas.
Sendo assim, quando falamos de hidratação, é importante que a máscara tenha ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios. Uma indicação de produto excelente é a Masque Réhydratant Kérastase, ideal para cabelos sensibilizados para reequilibrar a hidratação capilar. Com aminoácidos e ceramidas, ela restaura a qualidade do cabelo, deixando-o mais macio e brilhante.
Já na etapa de nutrição, a fórmula da máscara deve ser à base de óleos vegetais, extraídos de frutas sementes e plantas. Isso porque, eles ajudam a formar uma película protetora ao redor da fibra capilar, impedindo que ela perca a água da hidratação para o meio externo. Para isso, a máscara Elixir Ultime Kerastase é sensacional, com uma combinação única de 5 óleos preciosos, como de Marula, Camélia, Milho Germe e Pracaxi. Ela deixa os cabelos extremamente macios, brilhantes e saudáveis.
Por fim, para cabelos que precisam de reconstrução, é importante investir em máscaras com proteínas e aminoácidos, que são os elementos que compõe a fibra capilar naturalmente, devolvendo a massa e fortalecendo os fios contra a quebra. Então, nada melhor do que a Résistance Masque Thérapiste de Kérastase, que renova a qualidade da fibra de cabelos extremamente danificados, auxiliando na reconstrução da estrutura capilar, promovendo força e vitalidade. Com alta concentração de polímeros com poder antioxidante, sua tecnologia contribui para fios saudáveis e macios.
Monte o cronograma mensal
Depois de comprar os produtos e entender qual será o foco do cronograma capilar, é hora de colocar tudo o que falamos em prática. Contudo, sabemos que com essa quantidade de produtos é comum ficar um pouco perdido. Sendo assim, uma boa dica é montar um cronograma de verdade, ou seja, anotar no calendário todas as etapas. Com isso, você sabe o que precisa fazer em cada um dos dias que lavar os cabelos. Mas, lembre-se de que se o foco for a reconstrução, a máscara não pode ser utilizada mais de duas vezes no mês, pois se o uso for excessivo, pode causar o efeito contrário.
Então, agora que você sabe como fazer o cronograma capilar em casa, já pode colocar em prática nossas dicas. Agora, é hora de adquirir os produtos e fazer o teste de porosidade. Com isso, já pode iniciar o cronograma para ter cabelos ainda mais bonitos e saudáveis.