As suculentas são ótimas plantas para serem cultivadas em pequenos espaços, além disso, elas não exigem tantos cuidados diários. Mas por serem espécies que precisam ser regadas, é importante que o local onde elas forem cultivadas tenha um ralo linear para que o escoamento da água seja perfeito.
Por serem delicadas, bonitas, de fácil cultivo e com uma variedade enorme de formatos e texturas, a maioria das pessoas acabam adquirindo variados tipos de suculentas, formando um lindo jardim, mesmo em uma área pequena.
Veja abaixo algumas dicas para cultivar suculentas em casa mesmo tendo um espaço pequeno.
Dicas para cultivar suculenta em casa
1. Separe um local para dispor as plantas
As suculentas são espécies muito resistentes, mas algumas delas são mais sensíveis ao sol. Por isso, é importante escolher um local em que elas não fiquem diretamente expostas à luz solar para que as suas folhas não fiquem desidratadas e queimadas.
Outro detalhe que você precisa se preocupar é sobre como elas ficarão dispostas. Você pode usar prateleiras ou mesmo os suportes em formato de grade e fixá-las em corredores, varandas, sacadas e até mesmo na área de lavar.
2. Escolha vasos apropriados
Após escolher o local ideal para cultivar as plantas, é hora de comprar vasos adequados para o tipo de suporte que você vai usar. Se optar por prateleiras, sua gama de opções será maior, visto que a superfície é plana. No entanto, se preferir as grades, é preciso comprar vasos com a parte de trás adequada para fixar.
Os vasos de cerâmica são lindos e muito usados para o cultivo de suculentas, mas por reterem maior umidade, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de água no momento da rega.
3. Adquira espécies mais resistentes
A lista de espécies de suculentas é enorme, sendo que cada uma é mais bonita que a outra. Por isso, muitas pessoas se empolgam na hora de cultivar e acabam adquirindo diferentes tipos.
No entanto, mesmo sendo fáceis de cultivar, para quem não tem muita experiência o início pode ser um pouco complicado. É preciso acertar a quantidade ideal de água, de exposição ao sol, além da periodicidade para aplicar o substrato.
O local escolhido para cultivá-las também influencia na escolha da espécie. Algumas sobrevivem melhor no sol, portanto, são ideais para áreas abertas como varandas e sacadas. Enquanto que outras se adaptam melhor à sombra.
Um exemplo de espécie de fácil cultivo é a suculenta fantasma. Ela pode ser cultivada tanto no sol, como na sombra. Uma característica que chama bastante a atenção sobre essa espécie é sua capacidade de mudar a tonalidade. Quando cultivada diretamente sob a luz do sol sua cor fica levemente avermelhada e sob a sombra, ela adquire um tom azul esverdeado.
Se você optar por cultivar miniaturas de suculentas é importante tomar alguns cuidados, pois elas são bastante sensíveis. Não exagere na quantidade de água para que a raiz não seja acometida por fungos e mofo.
Além disso, elas reproduzem com bastante facilidade, ou seja, rapidamente você terá um lindo jardim de suculentas, sem ter muito trabalho. Quando se acostumar com o cultivo, pode começar a variar as espécies.
4. Faça o replante e a poda periodicamente
Para que as suculentas cresçam saudáveis é preciso replantá-las periodicamente, especialmente se o primeiro plantio foi feito em vaso de plástico. Esse tipo de material não é indicado para deixá-las por muito tempo.
O replantio contribui para deixar as plantas mais resistentes e as raízes mais saudáveis. Esse momento pode ser usado também para a aplicação de adubo.
Outro cuidado que não pode ser esquecido é sobre a poda. Ao longo da vida das suculentas, pode acontecer de algumas folhas ressecarem, portanto, é preciso retirar todas elas para que
outras possam nascer e sua suculenta fique cada dia mais bonita.
5. Fique atento ao clima
As suculentas cultivadas ao sol podem ser regadas com maior frequência, para saber a periodicidade ideal avalie a condição do solo. Se ele estiver seco é hora de molhar. Mas não exagere, pois essa espécie não gosta de muita água.
Esses cuidados devem ser tomados também durante o outono e inverno, por serem estações mais secas. Enquanto que na primavera e verão já é possível diminuir a quantidade de regas para as suculentas cultivadas ao ar livre e em locais em que elas podem ser molhadas pelas chuvas.
Conclusão
O cultivo de plantas é uma iniciativa terapêutica e pode trazer muitos benefícios para quem se dedica, além de deixar o ambiente mais aconchegante e fresco.
Para evitar quedas, é importante sempre secar o piso após a rega. Para jardins maiores, ou seja, com grandes quantidades de suculentas, o ideal é que o piso tenha um ralo linear para que a vazão da água seja mais eficiente.
Escolha suas espécies preferidas e comece já a cultivar suculentas.