O ato de consumir faz parte de nossas vidas, presente nas situações mais simples do dia a dia, como comprar pão para o café da manhã, até o momento de decidir comprar um carro ou uma casa. Sendo assim, em todos esses momentos estamos consumindo produtos e serviços. Contudo, esse comportamento causa diversos impactos no meio ambiente e no mundo, principalmente quando desenfreado. Justamente por isso, é importante educar as crianças hoje para que desenvolvam relações positivas com o consumo no futuro.
A boa notícia é que existem diversas formas de fazer isso, como por meio de brinquedos educativos, como os vendidos na loja Educamente Brinquedos, leitura e hábitos simples no dia a dia. Por isso, preparamos o post de hoje para falar mais sobre a importância de ensinar sobre o consumo consciente para as crianças e dar algumas dicas importantes.
O que é consumo consciente?
Se você ainda não entende muito bem o conceito, consumo consciente é definido por um movimento social que tem como objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre como seus hábitos de consumo afetam o mundo ao seu redor, desde o meio ambiente até a vida de outras pessoas.
Portanto, segundo o Instituto Akatu, uma organização sem fins lucrativos, o consumo consciente nada mais é do que pensar antes de realizar uma compra. Ou seja, no porquê, como e de quem adquirir determinado produto ou serviço, além de se questionar durante e após a compra como usar e descartar o que foi adquirido.
Porque ensinar sobre consumo consciente para as crianças?
Ensinar sobre o consumo consciente para as crianças é fundamental, visto que irá promover benefícios para toda sua vida. Sendo assim, entenda melhor abaixo quais são as principais vantagens:
Senso de responsabilidade
Quando você conversa com os pequenos sobre os hábitos de consumo, as crianças entendem o conceito de causa e consequência, ao mesmo tempo que se sentem valorizados, ouvidos e livres para compartilharem suas opiniões e sentimentos. Como consequência, desde cedo elas desenvolvem o senso de responsabilidade e o protagonismo. Afinal, aprendem sobre como são importantes para promover as mudanças não apenas dentro de casa, mas fora dela também.
Sendo assim, quando adultos, as chances de fortalecerem sua consciência global com escolhas responsáveis para consumir, cuidar do planeta e sociedade são muito maiores.
Contribui com a educação financeira
Outra vantagem de conversar com os pequenos sobre o assunto, é que naturalmente surgem dúvidas e curiosidades sobre dinheiro. Portanto, dependendo da idade da criança, já é um bom momento para ensinar sobre educação financeira. Afinal, quando eles entendem a importância de consumir com planejamento e inteligência, considerando os impactos de suas atitudes, a família pode incluir alguns elementos, como o próprio cofrinho, para estimular uma relação saudável com o dinheiro desde cedo.
É importante lembrar que ele faz parte de nossas vidas e não pode ser negligenciado. Inclusive, muitos adultos não têm uma boa relação com o dinheiro justamente porque não tiveram esse tipo de ensinamento na infância. Portanto, essa é uma forma leve e divertida de contribuir com o desenvolvimento da criança.
Bem-estar no futuro
Segundo dados do Instituto de Políticas sobre Dinheiro e Saúde Mental, a ansiedade é um sentimento comum em pessoas que têm algum tipo de dificuldade financeira. Além disso, em boa parte dos casos, o acúmulo de dívidas é causado pelo consumo desenfreado e sem qualquer planejamento.
Portanto, quando você conversa com as crianças sobre consumo consciente, está ajudando para que elas consigam fazer escolhas inteligentes no futuro, contribuindo com a sensação de bem-estar e segurança.
Ajuda o planeta
O consumo consciente também ajuda na formação de adultos responsáveis, inteligentes e preparados para fazer a diferença no futuro. É importante deixar claro que, as mudanças no mundo são causadas principalmente por pequenos hábitos e se cada um fizer a sua parte, com certeza os resultados serão excelentes. Portanto, o consumo consciente é uma forma de ajudar o planeta como um todo, sociedade e meio ambiente.
Como estimular o consumo consciente?
Existem diversas formas de introduzir o consumo consciente no dia a dia dos pequenos. Confira abaixo algumas dicas:
- Conversar sobre educação financeira;
- Levar os pequenos no supermercado para fazerem compras juntos;
- Brinquedos educativos que falam sobre o assunto;
- Comprar somente aquilo que é necessário e ensinar sobre o planejamento;
- Explicar sobre o poder das escolhas e que cada uma delas terá um resultado e impacto diferente na vida da criança;
- Comprar itens de segunda mão, como roupas em brechós, livros em bom estado;
- Pesquisar sobre as empresas que consome serviços e compra produtos.
Então, agora que você entendeu a importância de conversar sobre o consumo consciente com as crianças, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se que esses ensinamentos irão promover benefícios para toda a vida dos pequenos, contribuindo para uma relação mais saudável com o dinheiro e evitar que precisem comprar coisas para tentarem se sentir completos.