A fossa séptica é uma solução muito importante em locais onde ainda não há o saneamento de esgoto. Isso porque ela permite a separação dos resíduos, para que se possa dar o descarte correto de fossa. E é isso que possibilita a preservação do meio ambiente e até saúde de pessoas que poderiam ter contato com esses resíduos.
Mas você, que tem fossa, já contratou pessoas ou empresas sem autorização para fazer a limpeza dela? Continue acompanhando este artigo e saiba por que você não deve fazer isso e qual a maneira correta de limpar a fossa!
A importância do descarte correto da fossa
Os dejetos que se encontram em uma fossa séptica são altamente poluentes. Por isso, tudo que eles tocam se contamina. Por exemplo, o solo, águas próximas, lençóis freáticos e outros.
Dessa forma, quando é feito o descarte incorreto da fossa, há prejuízos para todo o meio ambiente (fauna e flora) e também para as pessoas. Isso acontece porque todo mundo pode ter contato com esses dejetos, especialmente através da água, pegando infecções.
Mas além de todos os problemas que isso pode causar, há ainda o descumprimento das leis ambientais. Isso porque há leis que regulamentam e determinam o descarte correto de fossa.
E, no caso do seu descumprimento, o responsável (o dono da fossa, que deveria dar fins adequados aos seus poluentes) poderá sofrer com multas, sem prejuízo de processos legais.
Não vale o risco, uma vez que há empresas limpa fossa especializadas em dar a eles o fim correto.
Qual é o fim correto dos dejetos de uma fossa
Sempre que a fossa está cheia, sua limpeza é primordial. Mas de nada adianta solucionar o problema visível e criar uma série de outros pelos quais você pode ser responsabilizado.
Assim, dar fazer o descarte correto de fossa é imprescindível. Por isso, não é indicado contratar qualquer pessoa para remover os dejetos e jogar em qualquer lugar.
E também não é adequado contratar qualquer empresa que fale que limpa fossa, mas é não regulamentada e não segue a lei para descartá-los.
O fim correto do que é removido de uma fossa é uma Estação de Tratamento de Esgoto, que é um local com autorização legal para receber e tratar os dejetos. Nela, podem ocorrer alguns processos de tratamento, quais sejam:
- Incineração: que se caracteriza pela queima dos dejetos.
- Coprocessamento: que se caracteriza também pela queima, mas com a blindagem anterior dos dejetos.
- Tratamento biológico: no qual bactérias realizam processos aeróbios e anaeróbios de decomposição.
- Tratamento físico-químico: feitos caso ainda restem poluentes do processo anterior
Como escolher uma empresa autorizada
As empresas que possuem autorização para recolher os dejetos e realizar o descarte correto de fossa são aquelas que apresentam documentação, para comprovarem isso.
Também é interessante perguntar à empresa onde elas descartam os dejetos (em qual E.T.C.) para saber se o local também possui autorização para recebê-los e tratá-los.
Além disso, é importante preocupar-se com o treinamento dos funcionários que forem até o local, bem como aos equipamentos de proteção que eles usam, que é fundamental ao lidar com dejetos poluentes.
Na dúvida, faça pesquisas:
- Utilize as redes sociais para conhecer melhor a empresa.
- Verifique comentários e avaliações dos clientes.
- Verifique informações constantes do site oficial.
- Veja há quanto tempo a empresa está no mercado.
- Procure pela reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui.
A limpeza de fossa é feita, na maioria das vezes, a cada dois anos. Não vale a pena se arriscar fazendo algo errado e ilegal.
Contrate empresas como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, que cumprem todos os requisitos.