Se você vai passar por alguma intervenção cirúrgica, é bem provável que tenha algumas dúvidas, haja vista que não é um procedimento que se faz todos os dias.
Diante disso, é perfeitamente normal que esteja se perguntando sobre o que saber antes de fazer uma cirurgia.
E, na verdade, obter esses esclarecimentos é fundamental, até mesmo para que você se sinta mais confiante e menos receoso.
É perfeitamente normal que qualquer tipo de cirurgia cause uma certa tensão no paciente. Mas, quando se está bem assistido, não há com o que se preocupar, apenas realizar os preparativos.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre o que saber antes de fazer uma cirurgia. Sem mais delongas, vamos ao que importa.
Leia mais: Como saber se o osso colou? Entenda!
O que saber antes de fazer uma cirurgia?
Antes e depois da cirurgia existem alguns cuidados dos quais você precisa saber, uma vez que isso ajuda a se sentir mais seguro e confiante.
No entanto, deve-se ter em mente que os cuidados podem variar de acordo com o tipo de procedimento que irá fazer.
Caso vá fazer uma cirurgia de Mohs, por exemplo, os cuidados que você deve ter serão diferentes de uma cirurgia da coluna.
É por essa razão que você sempre deve questionar o seu médico sobre os cuidados, para garantir que não ocorrerá nada de errado.
Mas, falando de forma geral, algumas das coisas que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia, são as seguintes:
Converse com o médico e elimine qualquer dúvida
A primeira dica sobre o que saber antes de fazer uma cirurgia é sobre a importância de conversar com o seu médico.
Afinal de contas, como ele acompanha o seu caso, acaba que ele é a pessoa mais adequada para remover quaisquer dúvidas.
Uma dica é você anotar todas as suas perguntas em algum caderno, para não esquecer de fazer nenhuma delas ao especialista.
A conversa deve ter o intuito de lhe tranquilizar, a fim de que você possa se sentir mais confiante de passar pelo procedimento.
Faça um check-up geral antes da cirurgia
No geral, o próprio médico já solicita os exames antes de fazer qualquer cirurgia, uma vez que ele precisa saber o estado clínico geral do paciente.
Porém, esses exames possuem relação com a área em que irá passar pela cirurgia.
Por isso, você pode perguntar ao seu médico sobre a opinião dele a respeito da real necessidade desse check-up.
Ademais, no dia da consulta, não deixe de levar todos os exames que já tem, até mesmo para poder ajudar na avaliação do especialista.
Evite informações não oficiais
É muito comum que você fique nervoso antes de passar pela intervenção cirúrgica e, por consequência, é normal procurar informações sobre o assunto.
Óbvio que isso é muito válido, mas tenha cuidado onde irá obter essas informações, pois nem sempre elas podem ser confiáveis.
A grande maioria usa a internet como principal fonte de informação, mas podem acabar recebendo algo equivocado.
Então, ao pesquisar informações sobre a cirurgia, tenha a certeza de que se trata de sites confiáveis e, qualquer dúvida, procure pelo seu médico.
Siga as recomendações do médico
Ao falar sobre o que saber antes de fazer uma cirurgia, essa é uma das coisas primordiais. Mesmo porque, como já mencionado, cada procedimento possui características específicas.
Por isso, se você vai passar por uma cirurgia de esôfago, sempre siga aquilo que o seu médico recomendar.
Não se apoie em informações que tirou da internet ou mesmo de algum conhecido que passou pela mesma cirurgia.
Até mesmo porque as recomendações médicas podem variar de acordo com a técnica, localização e extensão da doença etc.
Por isso, sempre siga todas as recomendações do médico antes e depois do procedimento. Dessa forma, você irá garantir um procedimento muito mais tranquilo.
Preste muita atenção naquilo que ele fala, anote se achar necessário e, caso tenha alguma dúvida, não hesite em questionar.
Organize a sua agenda
Nem tudo depende do médico. Há diversas questões que o próprio paciente deve resolver, como a organização da sua agenda.
Após passar pela cirurgia, o paciente precisa se organizar para seguir todas as recomendações do médico, para que possa se recuperar da melhor forma possível.
Então, antes da cirurgia, evite se estressar ou fazer alguma atividade que mexa muito com as suas emoções.
Programa-se para ter repouso e evite se programar para eventos e compromissos que possam impactar de forma direta a sua recuperação.
Evite a automedicação
Outra coisa que precisamos falar sobre o que saber antes de fazer uma cirurgia, é a respeito da automedicação.
Depois da cirurgia, é normal que você sinta algumas dores e outros sintomas. Mas é justamente por isso que o médico prescreve o uso de alguns remédios.
Por isso, em hipótese alguma se automedique, até mesmo porque pode causar reações adversas, podendo até prejudicar a cirurgia e o pós-operatório.
Cuide da sua alimentação
É verdade que saber que irá passar por uma cirurgia pode ser um momento de estresse ou tensão. Por consequência, torna-se difícil se alimentar da forma correta.
Mas, para garantir uma cirurgia mais tranquila, é vital que você se esforce para ter uma boa alimentação.
Afinal de contas, é através da alimentação que se torna possível preservar a imunidade do paciente, além de também controlar outros fatores do organismo.
Portanto, dedique-se à sua alimentação e, se for necessário, procure por um especialista que seja capaz de desenvolver uma dieta mais específica para o período que antecede e sucede a intervenção.
Evite bebidas alcoólicas e cigarro
Tanto a bebida quanto o cigarro são capazes de prejudicar a nossa oxigenação sanguínea. Por consequência, pode prejudicar a cicatrização e ocasionar em problemas para o pós-operatório.
Diante disso, o mais adequado é não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas por volta de duas semanas antes da cirurgia.
Pacientes que são fumantes devem conversar com o médico para que possam encontrar uma solução adequada.
Como o cigarro ainda pode ocasionar em embolia pulmonar e trombose, pacientes fumantes precisam ter um cuidado redobrado.
Cuide do seu psicológico
A verdade é que a nossa mente pode ser a maior inimiga, ainda mais quando não se consegue contê-la.
Saber que irá passar por um processo cirúrgico gera insegurança, preocupação, estresse e até uma certa insegurança.
É verdade que essas sensações são comuns, haja vista que são inerentes aos seres humanos. No entanto, elas não devem imobilizar o paciente.
Ou seja, deixá-lo tão atormentado a ponto de querer desistir da cirurgia. Alguns pacientes até têm crises de pressão alta, exigindo adiar a cirurgia.
Portanto, procure cuidar para que o seu psicológico não atrapalhe em nada. Converse com o cirurgião. Tire suas dúvidas. Se for preciso, tenha um apoio psicológico para aprender a lidar durante essa fase de tensão.
Busque um acompanhante
Outra coisa a se saber é a respeito da necessidade de buscar um acompanhante. Se você vai passar por uma cirurgia de joelho invasiva, pode ser necessário ter que dormir no hospital.
Além do mais, há outras cirurgias que requerem anestesias mais fortes, o que também requer um acompanhante.
Além do mais, existem cirurgias em que o paciente pode voltar para a casa no mesmo dia, mas ainda assim ele precisa de um acompanhante para ajudá-lo nisso.
Interromper alguns medicamentos
Antes de passar pela cirurgia, avise ao seu médico sobre todos os medicamentos que está fazendo uso, haja vista que pode ser necessário interromper alguns deles.
Há remédios que o médico pode indicar interromper por cerca de duas semanas antes e até depois do procedimento cirúrgico.
Isso pode acontecer porque há alguns medicamentos que podem interferir na coagulação do sangue, além de outras coisas.
Como são os preparativos de cirurgia?
Agora que já entendeu o que saber antes de fazer uma cirurgia, deve-se também obter entendimento sobre quais são os preparativos.
Dentre eles, citamos os seguintes:
Consultas
A consulta de pré-operatório e de pré-anestesia são importantes em todos os casos. O cirurgião deve fazer alguns exames e até fazer algumas perguntas ao paciente sobre seu histórico de saúde familiar.
Isso é importante para que o médico possa se antever e até escolher a técnica cirúrgica ou a sedação e anestesia mais adequada.
Jejum
Praticamente todas as cirurgias requerem jejum, mas há algumas questões que se deve levar em consideração.
Há vezes em que o paciente precisa tomar algum remédio e, portanto, o médico pode liberar uma quantidade muito pequena do líquido.
Fora isso, o jejum costuma durar no mínimo 8 horas para adultos, mas pode ser necessário um tempo maior, ainda mais para cirurgias no estômago, por exemplo.
Esses cuidados são importantes porque evita o risco de refluxo do corpo, que pode ocasionar vômito na mesa de operação.
Recomendações de comportamento
Por fim, o médico ainda deve indicar algumas recomendações de comportamento, que podem ser antes ou depois da cirurgia.
É nesse momento que o médico pode indicar choque na fisioterapia, por exemplo ou coisas semelhantes.
Mas, para o dia do procedimento, há algumas orientações que servem para garantir a segurança e o conforto do paciente, tais como:
- Remover todos os acessórios e próteses dentárias;
- Manter o cabelo preso;
- Esvaziar a bexiga até 30 minutos antes da operação;
- Ter as unhas curtas e sem esmalte;
- Ter roupas confortáveis e itens de higiene pessoal;
- Ter um acompanhante para quando receber alta etc.
Leia também: 5 consequências da privação de sono para a saúde