Realizar projetos e relatórios eficazes envolve uma abordagem estruturada e organizada. A seguir separamos algumas dicas com o passo a passo sobre como fazer um relatório. Além de qual forma é possível realizar o planejamento do projeto.
Para a criação de projetos e relatórios é essencial definir o escopo do projeto Visto que os estudantes podem começar definindo claramente o que o projeto visa realizar. Além de também estabelecer metas, objetivos e limitações do projeto.
Por sua vez, os alunos podem criar um plano de projeto detalhado que inclua tarefas, prazos, recursos necessários e responsabilidades. Em especial, por meio da identificação de quais são os riscos potenciais e desenvolva um plano de mitigação.
Ainda assim, ao determinar quais são os recursos necessários, como pessoal, orçamento e materiais. Cada pesquisador poderá alocar cada um desses recursos de forma eficiente para atingir as metas do projeto e então, executar os relatórios.
No momento em que ocorre a realização das atividades conforme o plano estabelecido, também é possível acompanhar o progresso regularmente e fazer ajustes de acordo com o necessário. É imprescindível destacar a relevância de controle e monitoramento. Visto que quando ocorre o monitoramento do progresso do projeto em relação ao plano é possível também controlar quais são os custos, prazos e qualidade do trabalho realizado.
Sobretudo, é importante que os estudantes mantenham todas as partes interessadas informadas sobre o progresso do projeto. Uma vez que só então é possível resolver e identificar quais são problemas e preocupações prontamente.
Pois bem, ao criar uma estrutura lógica para o relatório, incluindo uma introdução, corpo e conclusão é possível que os leitores possam avaliar o sucesso do projeto em relação aos objetivos estabelecidos. Em especial por meio da documentação das lições aprendidas para projetos futuros.
A escrita de relatórios de pesquisa
As características do relatório podem varias de acordo com cada instituição de ensino. Ainda assim, é importante que cada aluno se certifique de que o seu relatório de pesquisa seja acessível e informativo para o público-alvo, que pode incluir colegas de pesquisa, professores, revisores ou o público em geral.
A seguir estão os elementos essenciais em todos os relatórios, de forma geral:
- Título e Página de Capa: Inclua um título conciso e descritivo que resuma o tema da pesquisa. Adicione informações como o nome do autor, afiliação institucional, data e qualquer outra informação relevante.
- Revisão da Literatura: Faça uma revisão dos estudos anteriores relacionados ao tema da pesquisa. Destaque as lacunas no conhecimento existente que seu estudo visa preencher.
- Discussão: Interprete os resultados em relação aos objetivos da pesquisa. Discuta as implicações dos resultados, suas limitações e possíveis direções para pesquisas futuras. Também é possível comparar os seus resultados com os estudos anteriores da literatura.
- Conclusão: Aqui, os alunos podem resumir quais são os principais resultados e conclusões do estudo. Destaque a importância de sua pesquisa e suas contribuições para o campo.
Nos relatórios de pesquisa é possível incluir informações adicionais, como questionários, dados brutos e códigos de programação que sejam relevantes para o entendimento do estudo, mas que não se encaixam bem no corpo do relatório.
Além do mais, o texto deverá estar de acordo com as Normas da ABNT, com o objetivo de padronizar cada relatório que foi produzido. Os relatórios devem também seguir a norma culta padrão da língua portuguesa.
Por fim, ocorre o processo de revisão do relatório com a busca de erros gramaticais, ortográficos e de formatação. Por essa razão é essencial seguir as diretrizes de formatação específicas fornecidas pela instituição, revista científica ou conferência para a qual você está escrevendo o relatório.