Dado reflete a aceitação cada vez maior para exposição a esse tipo de investimento
O sucesso do mercado cripto não é mais uma novidade. Se em seu início era comumente associado, pelo grande público, a algum tipo de inovação tecnológica obscura, o cenário atual é de um verdadeiro fenômeno global. Apresentando crescimento exponencial e se consolidando ano após ano, o mercado tem atraído cada vez mais a atenção dos investidores, é o que afirma o estudo “Revolução do sistema financeiro e tendências da criptoeconomia”, realizado pelo Mosaiclab em parceria com a exchange de criptomoedas Mercado Bitcoin.
De acordo com os resultados obtidos através da amostragem considerada na pesquisa, 34% dos investidores já possuem esta classe de ativos em suas carteiras, sendo que 28% são em criptomoedas. Esse dado demonstra a consolidação do mercado e a atenção que os investidores têm dado para os criptoativos como boas opções para diversificação de seus investimentos.
Ascensão dos criptoativos
Pode-se dizer que o mercado nasceu em 2009, com o surgimento do Bitcoin, a primeira criptomoeda lançada. Esse ativo surgiu como uma alternativa ao dinheiro tradicional, que apresenta muitos problemas, como o controle exercido pelo governo ou centralização das operações através das instituições bancárias.
Baseado na tecnologia de blockchain (cadeia de blocos), o Bitcoin apresentou ao mundo uma opção de dinheiro que não sofreria com as interferências de órgãos e instituições, e teria toda a sua operação descentralizada, com as operações realizadas diretamente entre as partes interessadas, sem haver a necessidade de intermediários.
Inicialmente, a moeda era vista com certa desconfiança, mas ao longo do tempo se validou, ganhou legitimidade e tem conquistado um crescente interesse dos investidores e não se trata apenas de um interesse superficial, mas bastante significativo.
O que tem atraído os investidores?
São muitos os motivos que têm atraído os investidores a participarem da criptoeconomia. Um deles, e permeia todo o universo dos investimentos, é a diversificação dos investimentos. Diversificar os investimentos é uma importante forma de proteção dos ativos, e os criptoativos são excelentes opções nesses casos.
O mercado também tem atraído os investidores por conta de sua constante e importante valorização ao longo do tempo. Se tomarmos como base o Bitcoin, que segue sendo a criptomoeda mais forte, valorizada e conhecida, apenas no primeiro semestre de 2023, a moeda apresentou uma valorização de mais de 80% em seu valor, partindo de 16.605,10 dólares em 1º de janeiro, para 30.472,30 dólares em 30 de junho (Fonte: Google/Morningstar).
Outros fatores importantes que podem ser destacados estão na descentralização e segurança desses ativos. A tecnologia de blockchain garante que os ativos sejam praticamente invioláveis e que não necessitem de um órgão controlador, sejam instituições bancárias ou o próprio governo. O funcionamento desses ativos acontece quase que de forma orgânica, sem sofrer interferências externas.
O atual momento vivido pelo mercado demonstra a grande aceitação dos criptoativos como parte importante do cenário financeiro global. A possibilidade de diversificação, a excelente valorização e a proteção contra interferências externas, têm impulsionado os investidores a buscarem cada vez mais esse tipo de investimento.