Café com Decor
11/10/2017 17:45 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

“...Todo dia é dia, toda hora é hora de saber que este mundo é seu...” Olá pessoal! Que a semana das crianças é cheia de cores e alegria não há dúvidas. Juntamente com este clima lúdico levo você, leitor, a fazer alguns questionamentos que vão um pouco além da recreação:

Qual o tipo de relação com a arquitetura e o urbanismo que ensinamos aos nossos pequenos? O que deixaremos para os futuros habitantes das nossas cidades? 
Sabemos que a maior parte da população das cidades vive nos centros urbanos. Quem participa deste meio compreende o quanto ele influencia as nossas atividades profissionais e pessoais, além de determinar significativamente se teremos, ou não, qualidade de vida. 
O desenvolvimento de atividades que estimulem a observação da criança sobre o lugar em que ela vive a faz compreender o relacionamento entre o tempo e o espaço. Trazer a criança para fora de seu apartamento, da sua casa, da janela do carro, a permite investigar o que está em seu entorno, instiga a aprender sobre o construir, o ocupar e o cuidar. Educar sobre a arquitetura e urbanismo nas fases inicias da educação fará nascer nas crianças um olhar diferenciado sobre a cidades em que vivem, o que poderá resultar em adultos com visões mais críticas e não-acomodadas, que buscarão soluções melhores para os espaços urbanos.
As sementes para a construção de cidades melhores precisam ser plantadas, porém devemos regá-las desde já e sempre, buscando defender propostas para espaços mais humanos, ambientes adequados para quem os desfrutará, lugares que favoreçam as pessoas. E como já diziam os versos da antiga canção: “...Vivendo e sorrindo, criando e rindo, será muito feliz e todos... serão também! ’’ Feliz dia da crianças!

Galeria de fotos

Leia também...