São Miguel do Oeste
10/10/2017 15:02 (atualizado em 10/10/2017 15:03)

Congresso de Psicologia debate práticas interdisciplinares na formação acadêmica e atuação profissional o evento congregou e reafirmou a Psicologia no Oeste, Meio-oeste e Extremo-oeste de Santa Catarina

São Miguel do Oeste

Congresso foi realizado no Centro Cultural da Unoesc

O 1º Congresso de Psicologia da Região Meio-oeste, Oeste e Extremo-oeste de Santa Catarinense, reuniu, nos dias 5,6 e 7, cerca de 500 profissionais e acadêmicos no Centro Cultural da Universidade. Durante os três dias de evento, foram debatidos os olhares e práticas interdisciplinares na formação acadêmica e atuação profissional. Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o evento congregou e reafirmou a Psicologia no Oeste, Meio-oeste e Extremo-oeste de Santa Catarina. "Além disso, reabasteceu profissionais e estudantes de perspectivas e trabalhos interdisciplinares acontecendo de forma efetiva. Também apresentou o curso de Psicologia para a comunidade e mostrou o nível elevado que tem", destacou.

No primeiro dia do Congresso, o público participou dos cursos "Psicologia Positiva Flow", "Psicologias das Emergências e Desastres", "Orientação Profissional" e "Formação Acadêmica e Intervenção Psicossocial". Os cursos foram ministrados, respectivamente, pelos professores Helder Kamei; Maria da Silveira; Dulce Soares; Anderson Schuck e Ricardo Niquetti.

A conferência de abertura foi ministrada pela conselheira do Conselho Regional de Psicologia (CRP 12), Jaira da Silva Rodrigues. Ela abordou sobre a importância de olhares e práticas interdisciplinares na formação acadêmica e atuação profissional. Além disso, ressaltou que o Brasil possui o maior número de psicólogos ativos do mundo: 300.909 profissionais.  

No segundo dia do evento, a Unoesc recebeu a professora da Universidade Nacional de Córdoba, Andrea Pujol, e a professora pós-doutora, Dulce Penna Soares, para a conferência sobre Psicologia Social e do Trabalho. Durante a atividade, as professoras abordaram como se configura a atuação profissional dos campos da Psicologia Social e da Psicologia do Trabalho na contemporaneidade e sobre as interfaces desses campos com outras ciências. "O trabalho é central na vida dos sujeitos e seus significados influenciam diretamente na constituição da identidade. As trajetórias pessoais e profissionais influenciam na maneira como os sujeitos lidam com a vida no trabalho até a aposentadoria", destacou a professora Dulce.

Durante a conferência sobre Psicologia e Educação, as professoras Dilva Benvenutti e Simone de Souza abordaram sobre como psicólogos e educadores podem promover processos que estimulem o ensino e a aprendizagem como prática de liberdade, autonomia e desenvolvimento de sujeitos. Simone também abordou sobre o processo de medicalização na trajetória de escolarização de crianças e adolescentes. Na sexta-feira, também foi realizada a reunião integrativa de práticas profissionais, apresentação de trabalhos, apresentações culturais e confraternização.

Para encerrar o evento, a Unoesc recebeu as professoras doutoras, Ana Pereira Lopes, Letícia Trindade e Karla Nunes, para falar sobre Psicologia e Políticas Públicas. As profissionais debateram sobre como resistir às práticas higienistas, assistencialistas e manicomiais no contexto das políticas públicas. Logo após, o professor doutor, Jorge Trindade e a professora Rafaela Pederiva falaram sobre o papel e a importância da Psicologia Jurídica frente às atuais demandas do judiciário.

 Oportunidade para ampliar os conhecimentos

A diplomada do curso, Ana Paula de Oliveira, avalia que o Congresso foi uma oportunidade para ampliar os conhecimentos. "Foram momentos de muito aprendizado, troca de experiências e novas oportunidades, o que nos deixou com um sentimento de que juntos somos mais fortes", destaca a psicóloga.

15 anos da graduação da primeira turma

O Congresso deu início às comemorações dos 15 anos da graduação da primeira turma do curso de Psicologia. Segundo a professora Lisandra Antunes de Oliveira, a Unoesc São Miguel do Oeste já formou 345 psicólogos. Lisandra destaca que o curso está transformando a realidade da região. "O curso tem promovido qualidade de vida, bem estar social, além de trabalhar na prevenção e na promoção de saúde da população",  finaliza Lisandra.

Galeria de fotos

Leia também...