São Miguel do Oeste
14/06/2017 17:39 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Novos Caminhos inicia aulas de nova turma Pelo menos 20 adolescentes frequentarão as aulas

São Miguel do Oeste

Fotos: SENAI/SMO

A Federação das Indústrias do Estado de Santa  Catarina (Fiesc),  em parceira com Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), realizou, no dia 8 de junho, a aula inaugura da turma do Programa Novos Caminhos, que contempla cerca de 20 adolescentes da região Extremo-oeste. O evento foi no Senai de São Miguel do Oeste.

Segundo o VP da Fiesc Extremo-oeste, Astor Kist, o programa Novos Caminhos representa uma ponte com um futuro próspero. “Os programa é essencial para que esses adolescentes possam planejar e alcançar seu sonhos. A Fiesc e os parceiros apresentam as ferramentas e como usá-las”, disse Kist.

Também estiveram no evento, o Juiz Diretor do Fórum de São Miguel do Oeste, Daniel Victor Gonçalves Emendorfer, representando a AMC e o TJSC; o VP da FIESC Extremo-oeste, Astor Kist, o diretor do Senai, Ivanor Roberto Finato, o diretor do Senac, Adilson José de Almeida, representantes do Grupo Raízes da Fronteira da Ordem Demoley, Lions e Leo Clube, sindicatos e empresas parceiras.

O Programa

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da equipe da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Visa desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos em situação de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Ao ingressarem no Programa, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), respeitando-se as necessidades e o perfil de cada adolescente.

Após concluírem os programas de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação.

O Senai de São Miguel do Oeste realizou, ainda no dia 8 de junho, a aula inaugural do Programa Novos Caminhos, marcando o início das atividades previstas para o ano. As capacitações para mais de vinte adolescentes da região Extremo-oeste, com aulas ministradas pelo Senai, SESI, IEL e Senac.

Galeria de fotos

Leia também...