São Miguel do Oeste
14/06/2017 15:17 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Câmara aprova pedido de manutenção do Memorial aos Pioneiros Vereadores aprovaram também indicações, requerimentos, moções e projetos de lei na sessão ordinária desta terça-feira

São Miguel do Oeste

Vereadores aprovaram projetos em segundo turno

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (13), uma indicação de Maria Tereza Capra (PT) solicitando a manutenção do monumento Memorial aos Pioneiros. A vereadora pede ao prefeito e ao presidente da Funcultura que promovam os atos legais necessários ao conserto do memorial, por meio de doação do serviço a ser feito pelo artista plástico Neuri Reolon, autor da obra. O monumento está instalado na rótula do calçadão, no cruzamento das ruas Almirante Tamandaré e Quinze de Novembro.

“O monumento tem significado histórico importantíssimo para o município; é uma forte expressão das famílias que chegaram à região e dedicaram sua vida ao crescimento e ao desenvolvimento desta terra”, ressalta Maria Tereza, lembrando que desde a sua inauguração, em 2012, não foram realizadas manutenções. Ela lembra que o artista plástico Neuri Reolon se prontificou a fazer os consertos necessários de forma gratuita, necessitando apenas dos materiais.

FGTS PARA ATINGIDOS POR VENDAVAL

Cássio da Silva (PMDB) apresentou uma moção de apelo solicitando aos governos municipal, estadual e federal, em conjunto com a bancada catarinense de deputados federais, estaduais e senadores, que busquem os meios legais para auxiliar os moradores prejudicados e atingidos pelo vendaval do dia 8 de junho deste ano. Conforme Cássio, a intenção é que estes moradores possam sacar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para amenizar os prejuízos financeiros e reconstruir seus lares. 

CALÇAMENTO E PLACA

Outra indicação foi proposta por Gilberto Berté (PMDB) e solicita à Administração Municipal que providencie a implantação de calçamento com pedras irregulares e passeios nas ruas Ervino Imhoff e Zenaide Andretta, no Bairro Progresso. Já Silvia Kuhn (PMDB) propôs uma moção de apelo solicitando ao prefeito e à secretária de Desenvolvimento Urbano que corrijam a placa de identificação do nome da estrada Alexsandra Claudia Tonet, do Bairro Salete. Conforme a vereadora, há um erro de ortografia na placa.

MÃO DE OBRA

Carlos Grassi (PP) indicou ao Executivo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que firme parcerias com instituições públicas e privadas com o objetivo de qualificar a mão de obra do trabalhador do município. “Qualificar mão de obra é gerar emprego, pois existem muitas vagas de trabalho abertas que não são ocupadas por falta de qualificação”, justifica o autor da indicação.

MEDICAMENTOS E SESSÃO SOLENE

Na sessão foi aprovado também um requerimento de informação de José Jair Giovenardi (PR) solicitando ao prefeito e ao secretário de Saúde que informem quais são os medicamentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os vereadores aprovaram ainda um requerimento de Cláudio Barp (PMDB). O vereador solicita a realização de sessão solene em homenagem à Polícia Civil de São Miguel do Oeste, envolvendo na solenidade as delegacias de Comarca, de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, à de Fronteira e à do Departamento de Investigações Criminais, e ainda ao IGP. Barp justifica o pedido em razão dos relevantes serviços prestados pelos respectivos efetivos de policiais em favor da segurança pública da comunidade miguel-oestina e regional.

PROJETOS EM SEGUNDA VOTAÇÃO

Na sessão desta terça-feira os vereadores aprovaram também três projetos de lei em segunda votação. Foram aprovados o PL 52/2017, que aprova o projeto de subdivisão de área de terras para criação do loteamento “Dona Lurdes Priori”; o PL 70/2017, de autoria de Silvia Kuhn, que institui o Dia do Servidor Público Municipal Aposentado no âmbito do Poder Legislativo de São Miguel do Oeste; e o PL 71/2017, que autoriza a transferência de recursos à Apae para aquisição de veículo.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores será no dia 20 de junho, às 20h.

Galeria de fotos

Leia também...