Guaraciaba
12/06/2017 16:15 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Secretaria de Saúde de Guaraciaba inicia vacinação contra HPV e Meningite C Segundo a secretária de Saúde de Guaraciab, Daiane Dorigon, a vacinação acontece no período do dia 1º a 30 de junho

Guaraciaba

Secretária de saúde, Daiane Dorigon Foto: Ascom/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraciaba, através da Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (DIVE), Imunização e DTHA (GEVIM) promoverá uma Intensificação Estadual da Vacina HPV e contra a Meningite C. Segundo a secretária de Saúde de Guaraciaba, Daiane Dorigon, a vacinação acontece no período do dia 1º a 30 de junho. Deverão receber a vacina contra o HPV meninas de nove a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos de idade. Na ocasião será ofertada também a vacina Meningocócica C para meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade.

Daiane lembra ainda que segundo dados do Ministério da Saúde, do total de cânceres no mundo, 4,5% são causados pelo HPV. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Para que os adolescentes estejam devidamente protegidos contra o HPV recomenda-se o esquema de duas doses com intervalo mínimo de seis meses entre elas. Em relação à vacina contra a meningite C, importante lembrar que em longo prazo, vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção, após a vacinação no período da infância. Uma nova dose dessa vacina nos adolescentes proporciona proteção direta desses grupos etários e estende a proteção a indivíduos não vacinados.

A Secretaria informa ainda que alguns adolescentes já realizaram as vacinas, porém, é solicitado que tragam as carteirinhas ao Posto de Saúde Central para averiguar as demais vacinas e se necessário atualizar com as vacinas pendentes. É indispensável que quem irá receber a vacina esteja munido com o cartão de vacinação e o cartão do sus.

Galeria de fotos

Leia também...