Barra Bonita
09/06/2017 10:01 (atualizado em 09/06/2017 10:03)

Parceria viabiliza curso a mais de 100 pessoas "Com acesso à informação o agricultor vai buscar conhecimento que facilita o trabalho dele na propriedade”, argumenta"

Barra Bonita
Uma parceria entre Poder Executivo Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Souza Cruz vai beneficiar mais de 100 pessoas em Barra Bonita. O projeto Despertar Rural, desenvolvido pela fumageira Souza Cruz é um programa que consiste em disponibilizar curso de informática a agricultores. Porém, em Barra Bonita, o programa recebeu apoio da prefeitura e do sindicato, sendo aberto a todas as pessoas interessadas. “Conhecíamos esse projeto da Souza Cruz, destinado a agricultores, mas consultamos da possibilidade de fazer aberto ao público e recebemos o OK da empresa”, explica Ademir José Dassi, morador de Barra Bonita e vice-presidente do Sindicato Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, que atende Barra Bonita também.
A parceria funcionará da seguinte foram: a Souza Cruz doou os computadores notebooks, o sindicato ficou com a mobilização e parte organizacional e a prefeitura com os profissionais para ministrar o curso, que terá aulas a cada 15 dias, por quatro meses, podendo o período ser estendido, se for necessário. O Curso é gratuito e será ministrado nas comunidades. Foram formados 10 grupos. Para o prefeito de Barra Bonita, Moacir Piroca, o curso é uma ótima oportunidade para as pessoas que residem no interior terem uma aproximação com a tecnologia, que pode ser utilizada na organização da propriedade, pesquisa e acessar serviços. “Daqui a pouco está vindo a nota eletrônica do produtor rural, ou o próprio GTA (Guia de Transporte Animal)”, argumenta.
Edi Mitmann, 53 anos, é aluna do curso. Ela conta que já fez um outro curso, mas ainda precisa apreender mais. Segundo ela, a informática é de grande valia para o controle de dados, ponto fundamental na organização e controle da propriedade. De acordo o representante da Souza Cruz, Celso Pertile, será o primeiro trabalho do Despertar Rural na região Extremo-oeste. “A agricultura passa por um momento de modernização. Máquinas e equipamentos e acesso à informação fazem parte dessa modernização. Com acesso à informação o agricultor vai buscar conhecimento que facilita o trabalho dele na propriedade”, argumenta.

Galeria de fotos

Leia também...