Anchieta
09/06/2017 09:47 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Câmara realiza projeto ‘Vereador Por Um Dia’ A atividade contemplou os alunos do ensino médio, que representaram a Escola Estadual Osni Paulino Da Silva

Anchieta
Sessão do projeto vereador por um dia ocorreu na semana passada, em Anchieta

A Câmara de Vereadores de Anchieta promoveu na semana passada, dia 31, uma sessão simulada do concurso Vereador Por Um Dia. O Plenário ficou lotado, com a presença de familiares, professores e colegas dos estudantes escolhidos para viver a experiência de ser vereador por um dia. Os nove estudantes que desempenharam a função de vereador, e dois estudantes que desempenharam a função de secretaria e chefe de gabinete discutiram e votaram 11 indicações. A atividade contemplou os alunos do ensino médio, que representaram a Escola Estadual Osni Paulino Da Silva, (E.E.B.POPS) do município.

Para o Presidente da Câmara, Ivo Schaeffer, a realização do projeto foi de grande importância para aproximar os jovens da política municipal. “Com a atividade os estudantes conseguem avaliar nitidamente o papel do vereador e a sua importância perante a sociedade”. Conforme Ivo, foi gratificante acompanhar o desempenho dos vereadores por um dia. Bem como, os alunos conhecer de perto as atribuições do Poder Legislativo Municipal.

Durante a sessão simulada, o cargo de presidente da Câmara foi desempenhado pela estudante Laura Cristina Pansera. A função de vice-presidente foi exercida pelo aluno Murilo Luiz Bernardi. O trabalho de primeiro secretário foi executado por Cristiano Brugnara a função de segundo secretário ficou com o estudante Mateus Henrique Signor. Os demais estudantes que desempenharam a função de vereador foram: Victor de Lara Fraider, Diogo Rafael Stefanello, Henrique Garlet, André Teles Guerini e Jose Horácio Andrade da Silva. Laura Canci na função de Secretaria e Stephani Tabaldi na função de Chefe de gabinete.

As indicações apresentadas pelos jovens serão encaminhadas aos órgãos competentes, conforme salientou o presidente da Câmara, Senhor Ivo Schaeffer.

 As indicações:

Disponibilizar verba para participação dos jovens atletas em jogos a nível regional estadual, assim representando o município; Instalação de câmeras de monitoramento nas ruas de Anchieta; Coleta seletiva no município de Anchieta, reduzir o índice de resíduos que são encaminhados para o aterro, ainda com potencial de reciclagem, consequentemente aumentando a vida útil dos produtos, fortalecendo a economia do município e aumentar a longevidade do aterro sanitário; Reabertura do quiosque, reabrir o quiosque da Praça de Anchieta. Seria alugado por alguém responsável; Disponibilizar torres com sinal de internet para a população do interior; Abertura do hospital com boas condições e equipamentos; Abrir uma nova biblioteca em um local mais apropriado, para leitura, colocar mesas ao ar livre, mas aconchegante, com vários tipos de livros e assuntos diversificados, pra assim agradar a todos; Retomada da festa do milho crioulo, juntamente com a Expo Anchieta, tornando assim um evento maior e mais atrativo; Arrumar o acesso as propriedades rurais da porteira para dentro com remuneração nas horas das máquinas da prefeitura municipal de Anchieta; Buscar recursos, cadastrar junto ao ministério da cultura projeto para espaço e construção ao museu municipal; Propomos que a escolha das soberanas do município, já realizada, seja de forma livre, em que as interessadas se inscrevam por vontade própria para concorrerem à representante do município e não “selecionadas”, convidadas, como acontece atualmente.

Galeria de fotos

Leia também...