Culinária
29/05/2017 17:28 (atualizado em 29/05/2017 17:32)

CALDO VERDE – Sopa Portuguesa O clima está para caldos, cremes e sopas!

O clima está para caldos, cremes e sopas! Na matéria de hoje escolhi o Caldo Verde para aquecer sua noite, em setembro de 2011 foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, e você vai descobrir porque se fizer essa deliciosa sopa em sua casa.

A iguaria portuguesa teve origem nas províncias do norte do país (na região do Minho) em meados do século XV, a receita simples de lavradores sofreu adaptações no decorrer do tempo e disponibilidade de ingredientes. Este caldo encorpado é preparado com couve-galega (podemos usar a manteiga), batatas e salpicão (embutido de carne de porco defumado), mas também podemos substituir tranquilamente por paio ou linguiça calabresa defumada. Tamanha a popularidade desta sopa aqui no Brasil que não pode faltar em festas populares de inverno e ainda criamos a versão com a mandioca, igualmente deliciosa e bem brasileira.

O grande charme do Caldo Verde é servir em tigelas, malgas de barro individuais, ricamente decorado com rodelas de paio, acompanhado de broa de milho... e um vinho verde tinto, perfeito para harmonizar e fazer da degustação uma viagem de sabores, perfeito para entrada ou ainda ceia tardia em uma noite fria.

Ingredientes: 1 maço de couve manteiga cortada à juliana (bem fininha), 1 linguiça calabresa ou 2 paios cortados em rodelas finas, 5 batatas médias descascadas, 1 cebola grande cortada em meia rodelas finas, 1 dente de alho grande picado, 1 tablete de caldo de galinha ou legumes, 2 litros de água, azeite extra virgem à gosto, sal e pimenta do reino branca moída.

Modo de Preparo: Aqueça o azeite (aproximadamente 2 colheres de sopa) em uma caçarola grande, doure a cebola e o alho, não deixe escurecer, adicione os dois litros de água fervente e o caldo em tablete, as batatas cortadas em 4, e o paio em rodelas, assim que as batatas estiverem cozidas bata tudo no liquidificador, menos o paio, retire e devolva à caçarola, pode deixar escapar algumas rodelas para bater, dará mais sabor ao creme. Adicione a couve cortada bem fina ao creme e ao paio, deixe ferver rapidamente até a couve ficar macia. Tempere com sal e pimenta do reino, e um generoso fio de azeite. Decore com couve frita, pronto para servir!

Galeria de fotos

Leia também...