Mondovinno
29/05/2017 16:52 (atualizado em 29/05/2017 17:29)

Chateau Cheval blanc Com 157 mil hectares de vinhedos plantados no mundo todo a Cabernet franc é uma das castas classificadas como internacional

Com 157 mil hectares de vinhedos plantados no mundo todo a Cabernet franc  é uma das castas classificadas como internacional, por adaptar-se bem em diversas regiões ao redor do globo, produzindo, quando bem conduzida vinhos de grande qualidade.

Objeto de desejo de todo amante do vinho o Chateau Cheval Blanc (CCB) é o vinho mais famoso desta casta. Presente sempre, em todas as listas dos dez vinhos para tomar antes de partir.

Um dos mais profundos vinhos de Bordeaux, classificado como Premier Grand Cru Classé A da região de Saint-Émilion, o Chateau Cheval Blanc é feito de  Cabernet Franc e Merlot. O que torna o CCB tão especial é o feito  de reunir força e elegância, num perfeito equilíbrio, que deve-se ao solo e as castas que o originam. Os 37 hectares de vinhedos do CCB são ocupados 66% por Cabernet Franc, 33% por Merlot e 1% por Malbec. A idade média das plantas é de 40 anos, com as mais velhas chegando aos 85 anos de idade. O percentual de cada uva no vinho varia a cada ano, mas gira na média de 50% de cada uma Cabernet franc e Merlot.  Seus vinhedos ocupam um lugar peculiar em Saint Emilion.

O CCB 1961 ficou muito famoso pelo filme  "Sideways". Também por  "Ratatouille". Uma garrafa de 6 litros já foi vendida por mais de US$ 300 mil em leilão recente. E é dificil encontrar uma boa garrafa por menos de R$ 2.000,00. Mas vale a experiência.

Galeria de fotos

Leia também...